Turismo

ROTA DO LAGARTO, DOMINGOS MARTINS–ES.

2 Min leitura

A região da Pedra Azul é o balanço perfeito entre natureza e conforto. Considerada uma das mais belas paisagens do país, a Pedra Azul está localizada no município de Domingos Martins a 46km da sede do município e a 90km da capital, Vitória.

Imagine essa combinação…dormir em uma pousada ou hotel com atendimento impecável aos pés da Pedra Azul, apreciar uma gastronomia de alto padrão e de diferentes especialidades, fazer trilhas, cavalgar ou apenas passear na região que conta com a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país e ainda conhecer produtores rurais e desfrutar das delícias do meio rural, sua cultura, artesanato e gastronomia. Assim é Pedra Azul.

No km88 da BR-262 o visitante vai encontrar a entrada para a ROTA DO LAGARTO. A Rota liga a BR-262 a ES-164. Este nome foi dado a estrada por conta da Pedra do Lagarto que, unida a Pedra Azul, forma uma das mais curiosas formações geológicas do país.

Alguns dos empreendimentos da Pedra Azul estão localizados na Rota do Lagarto, mas por toda a região que engloba do quilômetro 88 ao 102 da BR-262 e ainda a ES-164 e ES-165, estão espalhadas as opções de hotéis, pousadas, restaurantes e propriedades relacionadas ao agro e ao ecoturismo.

Segundo a ONU, Pedra Azul tem o 3º melhor clima do mundo. Este clima, somado as opções de eco, agroturismo e a gastronomia oferecidas ali, fazem deste pedaço do Espírito Santo a região que mais movimenta o turismo e atrai visitantes de todo o mundo. A proximidade com a capital também ajuda muito.

Opções para curtir o AGRO e o ECOTURISMO não faltam.

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL

Na Rota do Lagarto fica localizado o PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL. Administrado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), o Parque foi criado visando a proteção desta área tão privilegiada. No parque, claro, destaca-se a Pedra Azul unida à Pedra do Lagarto. A formação chega a 1.822 metros de altitude. No Parque é possível encontrar espécies como tamanduá de colete, macaco barbado, onça parda, tucano, pica-pau, jararaca…Além de uma vegetação riquíssima onde podemos encontrar orquídeas, bromélias, cedros e ipês entre outros.

Na Rota do Lagarto o visitante vai encontrar a portaria do Parque (sede administrativa) e subindo 800 metros para dentro do Parque fica o Centro de Apoio aos Visitantes. É do Centro de Apoio que saem as trilhas. O Parque oferece dois tipos de trilhas. Uma de nível fácil com o percurso de 945 metros  e outra de nível médio/difícil com um percurso de 1.245 metros. O ideal é que o passeio seja agendado, mas são duas trilhas por dia saindo às 9h e às 13h30.

Informações: Parque Estadual da Pedra Azul

End: Rota do Lagarto, km2.

E-mai: pepaz@iema.es.gov.br

Tel: (27)3248-1156

Funcionamento: de 8h às 17h30

Uma série de roteiros podem ser realizados na região. Para conhecer tudo precisa de pelo menos,  uma semana. Para quem estiver com menos tempo, vale a pena selecionar alguns pontos para visitar. No site www.pedraazul.com.br ou pelo telefone (27)3248-0035 da Associação Turística da Pedra Azul, você vai encontrar dicas de roteiros.

Relacionados
Turismo

Luanda: conheça um pouco sobre a cultura

3 Min leitura
Você sabia que a cultura da Luanda é bastante rica e plural? Que assim como o Brasil, esse lugar também foi colonizado…
Turismo

O que fazer nas férias de inverno?

2 Min leitura
Ainda dá tempo de curtir as férias de inverno. Com dólar ainda em alta, os destinos nacionais têm sido procurados pelas famílias…
Turismo

Principais Benefícios de Viajar - Saiba Porque Viajar é Bom Para Você

3 Min leitura
Há muitas coisas que podemos ganhar explorando lugares diferentes. A lista inclui novos amigos, novas experiências e novas histórias. Quando você começa…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.