Vídeos e Fatos

Ave vista pela última vez há 75 anos é redescoberta em Minas Gerais

1 Min leitura

Uma ave ameaçada em extinção foi redescoberta em Minas Gerais. A rolinha-do-planalto, a Columbina cyanopis, tinha sido vista pela última vez, segundo o Instituto Butantan, há 75 anos, em 1941. A espécie foi vista por pesquisadores, que tiveram o apoio do Observatório de Aves e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil). As áreas serão mantidas em sigilo para preservar o animal.

A ave se destaca por algumas características específicas. Ela tem olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas, que se destacam da plumagem predominantemente castanho-avermelhada. A rolinha-do-planalto é uma espécie exclusiva do Brasil. Por causa, principalmente, da destruição do cerrado, o seu habitát, ela está em extinção. Foram encontrados 12 indivíduos da espécie.

A rolinha-do-planalto foi redescoberta pelo ornitólogo Rafael Bessa em duas áreas em Minas Gerais em 2015, mas a divulgação aconteceu somente durante o 11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AvistarBrasil 2016), neste mês.

Desde a redescoberta,foram iniciados estudos sobre a biologia da espécie, que buscam informações sobre o comportamento de reprodução e alimentação da ave, entre outros aspectos. Os ornitólogos buscam, ainda, outros locais com características semelhantes, como a geografia, para tentar identificar novos pássaros da espécie. Esse trabalho é feito por meio de imagens de satélite e por uma técnica chamada modelagem ecológica. Com base nas características ambientais das áreas onde a espécie ocorre, um software cruza informações e aponta lugares com características semelhantes.

Os dois pontos em Minas Gerais onde as aves foram vistas podem ser transformados em área de conservação. Segundo os pesquisadores, isso preservaria a rolinha-do-planalto e outras espécies da região.

Relacionados
Vídeos e Fatos

Anderson Miranda quer ser eleito o homem mais lindo do Brasil

1 Min leitura
O nutricionista catarinense Anderson Cleyton Miranda, da cidade Balneário Piçarras almeja obter o título de mister Brasil, tarefa que não é nada…
CidadesVídeos e Fatos

Evento reúne 180 empreendedoras em Belo Horizonte

2 Min leitura
O evento está em sua segunda edição e prioriza a integração, o conhecimento e a troca de informações entre as mulheres donas…
CidadesVídeos e Fatos

Discoteca pública de BH oferece locação de vinis

2 Min leitura
Da Floresta, na zona Leste, para o Cruzeiro, na Centro-Sul, a Discoteca Pública chega à terceira sede em nove anos de atividade,…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.