Brasil

Casos de racismo no Brasil abordados pela mídia

2 Min leitura

Geraldo Félix Júnior

Sim, estamos em pleno terceiro milênio, no século vinte e um e especificamente no ano de 2017, e até hoje somos obrigados a ler e ver a repercussão de casos envolvendo discriminação e racismo através das redes sociais, que são o mecanismo mais rápido e eficaz para se ‘ofender’ alguém de modo sorrateiro.

Episódios de racismo são recorrentes no Brasil – alguns vêm à tona, mas a grande maioria não.  O caso mais recente aconteceu com Franciele Fernanda, de quatorze anos, candidata do The Voice Kids​,​ emocionou ​o público do programa ao cantar “Maria Maria” de Milton Nascimento​, que​ inclusive​ usou as redes sociais para elogiar o desempenho da menina.​ ​No entanto, em ​resposta ao comentário de Milton, um internauta​ reagiu de forma racista ao criticar Franciele.

O mesmo aconteceu com a pequena Titi, filha adotiva de Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank, que, assim como a mãe de Franciele, registraram queixa na delegacia de repressão aos crimes cibernéticos por causa dos comentários racistas.

Na​ novela​ Malhação​, o tema racismo também foi abordado. Junior, personagem de Matheus Dias​,​ está sendo alvo de preconceito. O personagem sofre racismo ao dar aulas de vôlei na trama. Isso aconteceu porque a mãe de um de seus alunos​, interpretada por Barbara Paz,​ se sentiu incomodada ao ver um professor negro instruindo o seu filho.

​”​As pessoas das ruas ficaram com raiva da personagem Stella (Bárbara Paz), segundo comentários no Facebook e no Twitter. O público ficou tão revoltado que chegou a pedir para tirar a personagem do ar, em defesa do Júnio​r​ e Joana. A frase que o personagem falou que mais repercurtiu foi:​ ‘Talvez a metade do mundo que ela conheça, não tenha negros​'”, revela o ator Matheus Dias​​​​.

“Essas cenas são feitas p​a​ra conscientizar as pessoas​. ​Recebi essas cenas na mesma semana em que falei sobre racismo na prova do Enem.​ É muito bom abordar es​t​​​​e assunto, ​pois o racismo ainda é muito presente. Fico feliz por ​ser reconhecido pelo público por es​t​e papel. Fiquei comovido ao ler no Twitter ​as pessoas ​comentando que chorava​m​assistindo as cenas e me elogiando. ​Infelizmente existem muitas pessoas que pensam ​de forma preconceituosa. O Júnior foi irônico quando disse isso, pois a Joana (Aline Dias) falava que Stella era uma mulher rica, viajada, portanto ela não tinha a capacidade de compreender que um professor negro poderia ensinar o filho dela igual​ a um branco​.​ ​M​as a ​minha ​cor​, a cor​ do Junior e de tantos outros não define o caráter. Infelizmente Stella não aprendeu a conviver com pessoas diferentes dela​”, revela o mineiro de 17 anos sobre a trajetória de seu personagem.

É positivo perceber, que, a luta pela igualdade racial nos meios de comunicação, que vem sendo travada com mais intensidade a partir de meados década de 90, dando retornos positivos. A visibilidade dada às discussões sobre o racismo, sem a utilização de termos para “suavizar” a expressão, e seu reconhecimento como violência pela principal emissora do país não são pouca coisa. Isso nos inspira e nos faz sentir que a luta é válida porque, como já disse o dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht, “nada deve parecer impossível de mudar”. Muito menos o racismo.

Relacionados
BrasilCidadesCulturaGeralNotícias

Sertanejo com orquestra: Maiara & Maraisa desembarcam com a turnê "In Concert" em BH

2 Min leitura
Maiara e Maraisa – Divulgação. Espetáculo acontece no dia 07 de dezembro, no BeFly Hall      O tão esperado show “Maiara…
BrasilCulturaGeralNotícias

Cultura transforma vidas em Brumado

2 Min leitura
Aulas de música do projeto – Divulgação. Projeto Identid’Arte leva arte e desenvolvimento social para crianças, adolescentes e jovens na Bahia Brumado,…
BrasilCulturaGeralNotícias

Parceria entre Hapvida NotreDame Intermédica e universidade em Israel investiga a causa do Alzheimer

2 Min leitura
Estudo inovador vai analisar fatores genéticos e fenotípicos de 13 mil pacientes da empresa   Uma parceria internacional entre a Hapvida NotreDame…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.