Brasil

Deputados aprovam projeto de lei que pode proibir o Waze no Brasil

1 Min leitura

Enquanto o Senado julgava o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a Câmara dos Deputados aprovava projeto, em uma comissão, que pode proibir o Waze em território brasileiro.

Tramitando desde 2013, o Projeto de Lei (PL) nº 5596/2013, de autoria do deputado federal Major Fábio (DEM/PB), “proíbe o uso de aplicativos e redes sociais na internet para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito”.

Para justificar a proposta, o político alega que, pelo fato de facilitar que pessoas que tenham ingerido bebidas alcoólicas fujam da fiscalização ao estarem ao volante, o aplicativo “atenta contra o interesse público”.

O texto pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituindo como infração o ato de conduzir veículo com dispositivo, aplicativo ou funcionalidade que identifique radares ou blitze pelo caminho.

Além disso, o projeto de lei se apoia no Marco Civil da Internet para propor que redes sociais, como Facebook e Twitter, sejam obrigadas a retirar do ar postagens de usuários com alertas sobre esse tipo de ação da polícia em todo o Brasil, mediante ordem judicial. Em caso de descumprimento, as empresas que mantêm esses serviços e seus usuários teriam de pagar multa de R$ 50 mil. Se a proposta se tornar lei, está previsto um prazo de 90 dias para adequação às normas, após a data da aprovação.

O projeto passou nessa terça-feira (30) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) por unanimidade e agora será avaliado pela Comissão de Viação e Transportes (CVT). Se for aprovado novamente, o PL segue para a apreciação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Só depois disso, o projeto será debatido no plenário da Câmara e, se for aprovado, é encaminhado ao Senado, de onde partirá para a Presidência da República, para ser sancionado ou vetado em definitivo.

Waze

O aplicativo, já muito usado no Brasil, oferece rotas com alertas sobre acidentes, radares, impedimento no tráfego, localização de postos de combustíveis, entre outras informações, por meio da colaboração dos usuários.

Relacionados
BrasilNotícias

Quando o uso de órtese é indicado?

2 Min leitura
Fisioterapeuta explica benefícios do dispositivo usado na reabilitação e prevenção de lesões do sistema musculoesquelético A órtese é um dispositivo médico projetado…
BrasilCulturaGeralNotícias

Cidade Junina 2024: o maior festival junino de BH está de volta

1 Min leitura
Cidade Junina – BS Fotografias. A capital mineira vai receber o evento em junho e julho  A naSala acaba de anunciar uma…
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.