Ícone do site Jornal Correio Eletrônico

BH registra quase 4.000 novos casos de dengue em uma semana

Belo Horizonte confirmou quase 4.000 novos casos de dengue na última semana. Conforme o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (29), os casos confirmados da doença chegaram a 44.176 em 2016. O número de mortos subiu para 16 em Belo Horizonte.

O levantamento aponta, ainda, que há 60.506 notificações de pacientes com a doença que esperam por resultados dos exames. Foram investigados e descartados 10.532 registros de pessoas que apresentaram sintomas parecidos com os da doença em Belo Horizonte.

A regional que registra maior número de pacientes infectados é o Barreiro, com 10.072 casos. A Secretaria Municipal de Saúde prevê a realização de mutirões de limpeza para a próxima semana em vários pontos da capital. Em 2016, foram feitos 116 mutirões, com vistoria em 239 mil imóveis.

 Situação preocupante

Em balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, Belo Horizonte aparece com 79,7 mil casos notificados, o que coloca a capital mineira como a cidade com a maior taxa de incidência da doença entre os municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes.

O órgão nacional já considera Minas Gerais como o Estado mais preocupante, entre os 12 Estados e o Distrito Federal.

O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, também nesta sexta, mais atualizado, aponta que houve 104.682 registros de dengue na capital.

Zika

O número de casos de  Zika na  capital mineira também preocupa, já que em 2016, até o momento, foram confirmados 32 registros.

Além deles, a Secretaria Municipal de Saúde investiga 995 casos que foram notificados. O órgão também lembrou que 47 os casos de pacientes que apresentaram sintomas parecidos com o da doença já foram descartados.

Microcefalia associada a zika vírus

Em 2016, foram notificados 37 casos de microcefalia para investigar a associação com o zika vírus em recém-nascidos, em Belo Horizonte. Desses, 22 casos são de residentes da capital, sendo que cinco foram descartados por critério laboratorial. Os outros 15 casos são em residentes de outros municípios.

Sair da versão mobile