Cidades

BHTrans realiza operação “Dê uma lição de cidadania” na volta às aulas

3 Min leitura

A BHTrans inicia a operação “Na Volta às Aulas, Dê uma Lição de Cidadania”, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. A ação tem o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de adotar atitudes seguras no trânsito para a preservação da vida, do meio ambiente e a construção de uma cidade mais humana. As operações de trânsito serão realizadas em 40 escolas de vários bairros da cidade, até o próximo dia 17.

Operação volta às aulas
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Policia Militar e Guarda Municipal) irão operar o tráfego na porta das escolas e orientar sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar os filhos às aulas.

Dicas para os motoristas e pedestres:

Atravesse sempre na faixa de pedestre, pois é mais seguro;
Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua;
Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes;
Não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem;
No carro, use sempre o cinto. O cinto de segurança reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais e deve ser usado tanto nos bancos da frente quanto nos bancos de trás, mesmo em trajetos curtos;
Use o cinto de segurança corretamente, por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;
As gestantes devem usar sempre o cinto, abaixo da barriga. Ele protege a mãe e o bebê;
Crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano, no bebê conforto; de 1 a 4 anos, na cadeirinha; de 4 a 7 anos, no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio, com cinto de segurança;
Nunca pare ou estacione em fila dupla nem nas faixas de pedestre;
Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis, ou em outros locais proibidos;
Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;
Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares;

Educação para o trânsito

Esse trabalho educativo complementa outras ações desenvolvidas permanentemente pela BHTrans. Em 2015, 21.539 jovens participaram do Programa Jovem e a Mobilidade, por meio do qual a equipe de arte-educação foi a 152 escolas, estimulando os alunos a refletirem sobre a sustentabilidade do trânsito de Belo Horizonte, e sobre formas seguras de se deslocarem em automóvel, motocicleta, de ônibus, a pé e de bicicleta. Além disso, 1.274professores participaram de oficinas de formação para incluírem os temas em suas aulas e projetos.

Sinep-MG – Desde 2013, nas operações de volta às aulas, a BHTrans trabalha em conjunto com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), conscientizando a comunidade escolar quanto à importância da educação no trânsito. A parceria propicia a participação dos estudantes da rede particular em programas de educação no trânsito desenvolvidos pela BHTrans e já bastante difundidos entre instituições públicas de ensino.

Transporte escolar

Uma van com 12 crianças pode representar até 11 veículos particulares a menos próximo à escola. Isso alivia o trânsito, principalmente nos horários de pico.
Há 20 anos, a BHrans gerencia o transporte escolar na capital e, duas vezes por ano, faz uma vistoria detalhada nos veículos.

Os pais devem observar alguns fatores importantes na contratação do serviço, para não cair nas mãos do transporte clandestino:

Confira se o veículo possui o selo da BHTrans no para-brisa:

Motoristas do transporte escolar devem portar o Registro de Condutor (crachá de identificação) da BHTrans e a Autorização de Tráfego;
Confirme se o serviço oferece um acompanhante (ou monitor) de bordo. A presença desse profissional é obrigatória para veículos com capacidade superior a 20 lugares;

Se o serviço possuir um acompanhante, ele também deve estar cadastrado na BHTrans e possuir o Registro de Acompanhante. É obrigatório que o prestador de serviço de transporte escolar firme um contrato com os pais ou responsáveis pela criança.

Exija que os veículos tenham cadeirinha para transporte de crianças com até quatro anos de idade.
Use sempre o cinto de segurança – O cinto é fundamental para proteger o seu filho em caso de acidentes. A lei não permite que crianças sejam transportadas no colo.

Caso verifique alguma irregularidade, denuncie pelo telefone 156.

A BHTrans disponibilizará um profissional para atender a imprensa, nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, das 6h30 às 7h30, e das 11h30 às 12h30, no Colégio Santo Agostinho (Rua Aimorés esquina com Avenida Amazonas – Santo Agostinho).

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCidadesGeralNotícias

LinkedIn para Empresas: O Poder da Rede para Avançar seus Negócios

2 Min leitura
No universo competitivo dos negócios, construir relacionamentos sólidos e compartilhar conteúdo relevante é a chave para fortalecer a presença de sua empresa…
BrasilCidadesCulturaGeral

#VEMPRABH promove o turismo de Belo Horizonte para o Brasil

4 Min leitura
Igrejinha da Pampulha – Vivi Martinelli/VEMPRABH.  Press trip, lançamentos de vídeos, de ebook turístico, de concurso fotográfico, live e descontos em hotéis…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.