Ícone do site Jornal Correio Eletrônico

ESCOLA EM MOVIMENTO TEM ASSINATURA DE CONVÊNIOS DIA 17 DE MARÇO EM CONTAGEM

Será no dia 17 de março a assinatura dos convênios relativos aos 10 projetos que o Instituto Arcor Brasil apoiará em Contagem (MG), entre 2016 e 2017, como parte da terceira edição do Programa Escola em Movimento. O evento acontecerá pela manhã, no Actuall Hotel, com a participação de representantes do Instituto, da Arcor do Brasil e das dez escolas públicas contempladas.

     Iniciativa regional, implementada na Argentina, Brasil e Chile pelo Grupo Arcor, o Programa Escola em Movimento tem como propósito apoiar iniciativas que promovem a vida ativa, por meio do movimento, em escolas públicas do ensino fundamental dos três países.

     A primeira edição no Brasil aconteceu entre 2013 e 2014, com apoio a projetos de 13 escolas de ensino fundamental no interior de São Paulo. Uma segunda edição está em curso, entre 2015 e 2016, com apoio ado Instituto Arcor Brasil a projetos de 16 escolas de Pernambuco.

Projetos em Contagem – Um amplo leque é abordado pelos dez projetos na terceira edição do Programa Escola em Movimento, mas sempre evidenciando a relevância do movimento para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

O projeto da Escola Municipal “Vereador Benedito Batista” é “Atividades ao ar livre: saúde e lazer na escola”, visando proporcionar aos alunos oportunidades de ações ao ar livre, transformando o espaço ocioso da unidade escolar em uma área significativa e estimulante e reforçando o despertar de interesse na manutenção de uma vida ativa e saudável.

A EM “Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva”, por sua vez, vai implementar o projeto “Corporeidade, expressão e futuro”, idealizado para viabilizar a inserção dos alunos no mundo digital, em sintonia com as vivências das estruturas psicomotoras e expressão dos sentimentos.

“Mova-se! Escola que exercita” é o projeto da EM “Professora Julia Kubitschek de Oliveira”, pensado para promover atividades lúdicas e esportivas, através da criação de um ambiente de participação coletiva, interação e socialização entre os alunos, unidade escolar e famílias.

De sua parte, a EM “Professora Ana Guedes Vieira” terá apoiado o projeto “Esportes não convencionais na escola”, com o objetivo  de propiciar conhecimento e prática de esportes não convencionais dentro do ambiente escolar.

A EM “Professor Hilton Rocha” vai realizar o projeto “HR: espaço de movimento”. A sua intenção é a de executar atividades que promovam e conscientizem para o estilo de vida ativa e a melhoria da qualidade de vida, levando em consideração aspectos físicos, psicológicos, alimentares e sociais em um espaço apropriado.

O projeto da EM “Prefeito Sebastião Camargos” é “Acelerando e integrando no ritmo da educação”, que visará compreender a cultura musical e expressão corporal como uma construção, objeto de interação e melhoria da qualidade de vida.

“Escola em movimento pela paz” é título do projeto da EM “Padre Joaquim de Souza Silva”, elaborado para qualificar o relacionamento entre família e escola, escola e aluno, pais e filhos e estudantes e estudantes de forma incentivadora, motivadora e, acima de tudo prazerosa.

A EM “Otacir Nunes dos Santos” executará o projeto “Estação Saúde”, visando oferecer espaço e equipamentos para a prática de exercícios de força (calistenia), alongamentos, saltos e arremessos,  tanto para alunos como para a comunidade.

O projeto “A dança em movimento”, da EM “Jenny de Andrade Faria”,  terá a missão de oferecer mais oportunidades de movimentos para os alunos e a comunidade através de danças e ginásticas.

A Escola Estadual “Laurita de Mello Moreira”, por fim, vai concretizar o projeto “Atividade física e alimentação saudável: a escolha perfeita”. A iniciativa terá como finalidade despertar nos alunos o espírito esportivo como meio para combater a evasão escolar, diminuir a prática de cabular aulas dentro da própria escola e a indisciplina e a melhoria no aproveitamento escolar.

Mais informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br

Sair da versão mobile