Cidades

Estudantes suecos visitam o Parque da Serra do Curral

2 Min leitura

Estudantes suecos conheceram no final de março o Parque da Serra do Curral. Os alunos são integrantes de um programa de cooperação internacional do Colégio Coltec-MG com a escola Bacvangs Gymnasiet, da cidade sueca de Boras, que permite que estudantes brasileiros e suecos tenham a oportunidade de visitar o outro país, acompanhar aulas locais na língua inglesa e desenvolver, durante duas semanas de permanência no país estrangeiro, projetos e estudos na área de sustentabilidade. O programa fomenta iniciativas em três eixos principais: desperdício de alimentos, tratamento de resíduos e educação ambiental de forma geral.

Acompanhados por professores brasileiros e suecos, além de monitores do parque, eles percorreram 4 quilômetros de trilhas e puderam aprender mais sobre a fauna e flora do local. Gina Gustafsson, de 17 anos, ficou bastante admirada com as paisagens. Jogadora amadora de vôlei, Gina confessou que, mesmo bem preparada fisicamente, sentiu bastante cansaço em função do clima quente e da geografia do parque, com aclives nada comuns em seu país. “Ainda assim, a experiência foi ótima, pois me senti muito próxima da natureza. O parque é lindo e está muito bem cuidado”, comenta. Guilherme Cerva, também de 17 anos, sentiu-se orgulhoso de ter um espaço como o Parque da Serra do Curral para mostrar aos colegas suecos. “No quesito preservação ambiental e riqueza de fauna e flora pudemos mostrar o cuidado com os nossos recursos”, afirmou.

O professor de química do Coltec, Luciano Almeida Pereira, explicou a escolha do parque como um dos pontos de visita. “Além da oportunidade de visualizar aspectos da cidade, como as paisagens e a topografia, o parque reúne muita riqueza natural”, avaliou. A professora sueca Cristina Jönsson concordou. “Fiquei admirada com a quantidade de borboletas e com a variedade de espécies. Sem dúvida, é um local muito bonito e rico”, disse.

Segundo Karine Paiva, presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM), o parque reúne todos as características para atrair interessados em turismo e educação. “O parque possui fauna e flora riquíssimas e, por isso, recebe pesquisadores e estudantes de todo o país e estrangeiros em busca de conhecimento. Os projetos são acompanhados pela FPM, que incentiva essas ações como uma forma de preservar esse patrimônio”, comentou.

Patrimônio

O Parque da Serra do Curral tem a função de proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e símbolo da capital. Localizado em uma área aproximada de 400 mil metros quadrados, o parque possui dez mirantes distribuídos por seus quatro mil metros de extensão, de onde o visitante pode identificar pontos turísticos da cidade e aspectos naturais de seu entorno. O parque fica na Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, no bairro Mangabeiras, e pode ser visitado de terça a domingo, das 8h às 17h.

Relacionados
BrasilCidadesCulturaGeralNotícias

Sertanejo com orquestra: Maiara & Maraisa desembarcam com a turnê "In Concert" em BH

2 Min leitura
Maiara e Maraisa – Divulgação. Espetáculo acontece no dia 07 de dezembro, no BeFly Hall      O tão esperado show “Maiara…
BrasilCidadesCulturaGeralNotícias

Celebre com Estilo: evento imperdível para noivos e debutantes em Belo Horizonte

1 Min leitura
Evento oferecerá acesso para todos os principais fornecedores de eventos da capital mineira, com mostra de vestidos, buffet, música, decoração e muito…
CidadesCulturaEconomiaEsportesGeralNotícias

BH Stock Festival batiza o circuito com o nome de Toninho da Matta

3 Min leitura
Traçado oficial do Circuito Toninho da Matta, em Belo Horizonte – Divulgação. Evento que traz a sétima etapa da Stock Car Pro…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.