Tendo em vista a popularização do uso da internet e em consonância com a tendência global de migração de parte dos relacionamentos entre pessoas e instituições para o mundo digital, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza, atualmente, importantes canais para obtenção de informações e solicitação de serviços, além das centrais de atendimento presencial e telefônica. Com isso, garante mais comodidade e rapidez no atendimento ao cidadão via web.
Mobile
Canal ágil e moderno, a PBH disponibilizou no fim do ano passado o aplicativo BH Resolve Mobile. Pelo celular, o cidadão pode solicitar 28 serviços no aplicativo, como, por exemplo, tapa-buracos, denúncia de lotes vagos sujos, entulho e bota-fora em áreas públicas, poda de árvores, denúncia de focos do mosquito Aedes aegypti, manutenção da iluminação pública e controle de animais peçonhentos.
Todas as solicitações podem ser enviadas com fotos e a localização geográfica. Após a captação, a demanda é encaminhada automaticamente para a unidade executora e é gerado um número de protocolo, por meio do qual o cidadão poderá acompanhar o andamento do serviço.
Compatível com dispositivos móveis que rodam os sistemas Android e iOS, o BH Resolve Mobile está integrado à base oficial de logradouros da PBH e ao BHMap, assegurando a confiabilidade da localização geográfica para o serviço.
Portal de Serviços e Sacweb
O Portal de Informações e Serviços (portaldeservicos.pbh.gov.br) permite o acesso a uma grande variedade de informações sobre os mais de mil serviços prestados pela PBH, separados por área. Ao clicar no serviço desejado, o cidadão é informado sobre as formas de solicitação, a área de abrangência, o órgão ou unidade responsável, eventuais taxas e documentos exigidos, prazos para execução e formas de acompanhamento, entre outros.
Cerca de 180 serviços que não exigem a apresentação de documentos podem ser solicitados pela internet. As informações estão no link “onde solicitar”. O cidadão é direcionado para o sistema “Sacweb”, onde ele registra e envia a sua solicitação. É necessário cadastrar-se no sistema. A solicitação gera um número de protocolo que permite o acompanhamento da demanda pelo usuário. Pelo endereço eletrônico www.pbh.gov.br/sac o cidadão acessa diretamente o “Sacweb”.
Acesso gratuito
A Prefeitura oferece acesso gratuito à internet nos telecentros, localizados nos centros culturais municipais, nas unidades do programa BH Cidadania/ Cras e do programa Escola Aberta. Nesses locais, há equipamentos disponíveis e monitores treinados para orientar e auxiliar os interessados.
Para se informar sobre os pontos de acesso livre à internet (hotspots) e a localização das unidades do Telecentro, basta acessar o site gestaocompartilhada.pbh.gov.br, depois o menu Mapas e Estatísticas e, por fim, Mapa interativo. Para efetivar a busca no mapa, basta clicar na pasta Inclusão Digital e selecionar os serviços desejados.
Comodidade para usuários do transporte público
Os mais de 1,5 milhão de usuários diários do transporte público em Belo Horizonte contam com o SIU Mobile, aplicativo que amplia a comodidade para os passageiros e tem inédita funcionalidade para deficientes visuais. A ferramenta possibilita que os usuários visualizem as previsões de chegada dos ônibus nos pontos desejados, por meio de consultas em seus próprios smartphones, assim como a localização dos pontos de embarque e desembarque mais próximos e informações sobre as linhas que fazem o atendimento, entre outros serviços. Outra importante e inédita funcionalidade do SIU Mobile BH é a acessibilidade para os deficientes visuais, por meio de um menu especial.
O aplicativo é gratuito e encontra-se disponível para download no Google Play (para sistema Android) ou na Apple Store (para sistema iOS), devendo os usuários buscarem por “SIU Mobile BH”.
O aplicativo fornece as mesmas informações disponíveis nos painéis do SITBus, que se encontram instalados em alguns pontos de embarque e desembarque dos ônibus atualmente. Desta forma, o usuário, com base nas informações do aplicativo, terá condição de gerenciar melhor seu tempo durante o dia, considerando os minutos estimados para a chegada de seu ônibus. Essa condição deverá trazer maior comodidade para os passageiros, pois permitirá seu planejamento e ida ao ponto de ônibus em horário próximo à chegada de sua linha.