Cidades

Projeto Viva BH! 119 comemora aniversário da cidade com passeios turísticos gratuitos e atividades nos centros culturais

3 Min leitura

Belo Horizonte completará 119 anos no dia 12 de dezembro, mas os presentes para a cidade começam a chegar uma semana antes, com o projeto Viva BH! 119, realizado pela Prefeitura, por meio da Belotur, da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. Entre os dias 5 e 30 de dezembro, belo-horizontinos e turistas poderão desfrutar dos atrativos turísticos da cidade por meio de passeios turísticos gratuitos, participar de oficinas e jogos e curtir a intensa programação dos centros culturais. A programação completa pode ser acessada pelo site www.vivabh.ml. “O projeto faz parte do programa de sensibilização turística BH Vai até Você, cujo objetivo é estimular o sentimento de pertencimento e de amor pela cidade por meio de uma intensa programação cultural, diversas atividades e acesso aos atrativos turísticos, promovendo a preservação e a difusão do patrimônio”, disse Leônidas Oliveira, presidente da Belotur e da FMC.

Passeios turísticos

Aqueles que quiserem participar de um passeio turístico gratuito pela cidade entre os dias 8 e 11 de dezembro devem fazer a inscrição a partir desta quinta, dia 1º, no site www.vivabh.ml ou nos telecentros dos centros culturais. Os passeios, conduzidos por guias de turismo, terão duração de cerca de quatro horas e serão feitos em ônibus com sistema de som, vídeo e ar condicionado. Confira os roteiros:

• Dia 8: Turismo Cemiterial (manhã e tarde).
• Dia 9: “Pampulha – Marco do Modernismo e Início de Niemeyer” (manhã e tarde).
• Dia 10: “Síntese de Minas – Mercado Central e entorno” (manhã) e “Museus e Espaços de Cultura” (tarde).
• Dia 11: “Verdes Horizontes e Mercado Distrital do Cruzeiro” (manhã) e “Horizontes da Cidade – praças e mirantes” (tarde).

Oficinas e jogos
Oficinas e jogos com o tema “Belo Horizonte” estarão disponíveis para os visitantes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e dos centros culturais. Tabuleiro, quebra-cabeça, memória e dominó estarão à disposição do público, que será orientado por uma equipe qualificada para proporcionar aos participantes sensibilização turística e aprendizado histórico e cultural.

Segundo Marah Costa, diretora de Economia Criativa da Belotur, os jogos proporcionam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos que elevam o desejo de conhecer Belo Horizonte. “Eles complementam e reforçam o conteúdo sobre a capital mineira que já é trabalhado na programação dos centros culturais. Os jogos enfatizam as peculiaridades e curiosidades dos atrativos turísticos da cidade”, disse.

Exposições
Poemas e desenhos produzidos por alunos da Rede Municipal de Educação que participaram dos projetos Pampulha Poética e No Traçado da Pampulha em 2016 estarão expostos nos CATs de 5 a 30 de dezembro.

Cantata
A cantata “Compositores Mineiros, a diversidade estilística de nossa música”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, reúne estudantes que participam das atividades de canto e coral nas escolas municipais, principalmente os inscritos no programa Escola Integrada. Homenageando compositores mineiros e resgatando músicas folclóricas de domínio público, o repertório selecionado reúne uma rica diversidade de gêneros. Será realizada no dia 6, às 14h, no saguão da Rodoviária, no Centro.

Confira a programação dos centros culturais:

Centro Cultural Bairro das Indústrias (Av. Afonso Vaz de Melo, 1.001)
• Circuito Cultural do Barreiro – “Exposição BH Patrimônio” – A exposição é resultado das atividades do 20ª Festival da Canção 2016, realizado pelos alunos da Escola Estadual João Botelho, localizada no Bairro das Indústrias. Com o tema “BH Patrimônio Nacional da Diversidade Musical”, os trabalhos em mosaico retratam construções históricas de Belo Horizonte. De 5 a 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 11h às 14h, no Restaurante Popular do Barreiro.

Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina)
• Exposição Literária “Luzes, Letras e Cores de Belo Horizonte” – Destaque do acervo da biblioteca do centro cultural sobre BH. De 7 a 30 de dezembro.

Centro Cultural São Geraldo (Av. Silva Alvarenga, 548, São Geraldo)
• Circo Belô e o Silêncio das Gérberas – Situações de negligência familiar, violência contra a mulher e violência sexual contra crianças e adolescentes são retratadas nesta montagem, que reflete cenários reais de várias famílias brasileiras. Classificação: livre. Dia 15, quinta, às 20h.

Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima)
• Visita ao Museu de Arte da Pampulha (MAP) – Público: livre (menores de 12 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis). Vagas: 30. Inscrições no próprio centro cultural. Dia 17, sábado, das 9h às 13h.

Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita)
• Exposição todas as Flores – De 5 a 31 de dezembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 13h.
• Roda de leitura sobre Wander Piroli – Dia 13, terça, às 14h.

Centro Cultural Zilah Spósito (Rua Carnaúba, 286, Jaqueline)
• BH vai até Você – Conjunto de atividades e jogos em parceria com a Belotur. De 6 a 15 de dezembro, de terça a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados, das 9h às 13h.

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCidadesGeralNotícias

LinkedIn para Empresas: O Poder da Rede para Avançar seus Negócios

2 Min leitura
No universo competitivo dos negócios, construir relacionamentos sólidos e compartilhar conteúdo relevante é a chave para fortalecer a presença de sua empresa…
BrasilCidadesCulturaGeral

#VEMPRABH promove o turismo de Belo Horizonte para o Brasil

4 Min leitura
Igrejinha da Pampulha – Vivi Martinelli/VEMPRABH.  Press trip, lançamentos de vídeos, de ebook turístico, de concurso fotográfico, live e descontos em hotéis…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.