Cultura

Casa Fiat de Cultura convida visitantes a criarem suas próprias esculturas

5 Min leitura

O público terá a oportunidade de explorar os processos e as ferramentas para criação de objetos tridimensionais em ateliês abertos e minicurso gratuitos.

 

A Casa Fiat de Cultura, por meio de seu Programa Educativo, realiza, entre os dias 4 de março e 2 de abril, o Ateliê Aberto de Escultura. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de experimentar e vivenciar alguns materiais, técnicas e práticas que fazem parte do universo da escultura. Os participantes poderão criar pequenas esculturas em sabão e concreto celular autoclavado para, assim, compreender melhor os processos de criação de objetos tridimensionais. As atividades do Ateliê Aberto são gratuitas e crianças e adultos podem participar.

A iniciativa tem como inspiração a exposição Prazer e morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura, que fica aberta à visitação até o dia 2 de abril. A mostra apresenta duas esculturas em mármore, que retratam os corpos de um homem e de uma mulher, Proximus e Luxúria, respectivamente. O artista fez surgir de dois blocos de cinco toneladas, vindos da cidade italiana de Carrara, cada aspecto do corpo humano, tais como massas musculares, tendões, veias, cabelos e outras texturas, dando origem às obras em exposição.

Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, “a proposta é que as pessoas visitem a exposição e, no Ateliê Aberto, conheçam um pouco sobre o processo do artista para criação das obras, as ferramentas que ele utiliza para esculpir e, em seguida, explorem a técnica da escultura, por meio de materiais e ferramentas similares”.

O Ateliê Aberto de Escultura acontecerá sempre aos sábados e domingos: dias 4 e 5, 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de março; e 1º e 2 de abril. Crianças de até 12 anos poderão esculpir sachês a partir de sabonetes, experimentando, também, memórias do tempo das vovós. Já os maiores de 12 anos, aprenderão a construir peças em blocos de concreto celular autoclavado. As vagas são limitadas a 20 pessoas por horário e não é necessária a inscrição. Todos os interessados deverão usar roupas confortáveis e adequadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais. As crianças menores de 10 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.

Quem quiser se aprofundar mais no assunto poderá, ainda, participar do minicurso “Introdução à Escultura em Pedra Sabão”, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de março, das 19h às 21h. O curso será ministrado pela artista visual Flávia Salvador e será dividido em três partes: esboço em plastilina, criação da escultura e acabamentos na pedra sabão. O curso é voltado para maiores de 15 anos e os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, a partir do dia 20 de março. Serão 15 vagas disponíveis.

 

Exposição

 Intitulada Prazer e morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura, a mostra apresenta, até 2 de abril, duas esculturas que retratam com impressionante fidelidade os corpos de um homem e de uma mulher. Como o nome sugere, a obra batizada de “Luxúria” representa uma mulher sensual, lânguida, que parece esconder – e, ao mesmo tempo, revelar – as formas de seu corpo. A obra, que foi a primeira das duas a ser esculpida, levou um ano para ser finalizada e foi feita a partir de um bloco de mármore de cinco toneladas. A figura masculina é o tema da segunda escultura, chamada de “Proximus”: um homem igualmente nu, porém em posição introspectiva, reflexiva, e que apoia o braço esquerdo em um crânio de mármore preto. Esculpido propositalmente em escala maior do que a humana, o crânio simboliza a proximidade da morte, destino de todos os homens. O nome da obra, portanto, remete ao termo em latim que significa “aquele que está mais próximo”. O artista demorou cerca de quatro meses na produção de Proximus, que foi esculpido em um bloco maciço de aproximadamente 4,5 toneladas.

As obras fazem referência ao mito grego de Eros e Tânatos, divindades do amor e da morte, respectivamente. O relato serviu de metáfora para a teoria das pulsões de vida e de morte, estabelecida na psicanálise por Freud (1856-1939). A escultura Luxúria representa a chamada pulsão de vida (Eros), uma força libidinal, que motiva o indivíduo à vida e ao prazer. Já Proximus simboliza o desligamento, a ruptura com o estado natural, o retorno a uma espécie de inércia e, portanto, a pulsão de morte (Tânatos).

Casa Fiat de Cultura

Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, 30 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Cerca de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

 

 

Serviço

Ateliê Aberto de Escultura

  • Dias 4 e 5, 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de março; 1 e 2 de abril
  • Das 10h às 12h para crianças até 12 anos
  • Das 14h às 18h para maiores de 12 anos
  • Vagas limitadas a 20 pessoas por horário, não é necessária a inscrição
  • Entrada Gratuita

Minicurso “Introdução à Escultura em Pedra Sabão”

  • Dias 28, 29 e 30 de março
  • Das 19h às 21h
  • São 15 vagas disponíveis. Para maiores de 15 anos.
  • A inscrição deve ser feita a partir do dia 20 de março pelo telefone: 3289-8910.
  • Entrada Gratuita

 

Exposição Prazer e Morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura

  • Até 2 de abril de 2017
  • Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
  • Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura

  • Circuito Liberdade
  • Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG
  • Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

 

Informações

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Cidade Junina 2024: o maior festival junino de BH está de volta

1 Min leitura
Cidade Junina – BS Fotografias. A capital mineira vai receber o evento em junho e julho  A naSala acaba de anunciar uma…
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.