A SÉRIE DE SHOWS GRATUITOS ACONTECE EM DIFERENTES CENTROS CULTURAIS DE BELO HORIZONTE
O próximo mês de setembro será marcado por uma série de quatro apresentações musicais do “Casa Voz Grupo Vocal’’. Os shows têm classificação livre e fazem parte do Projeto Circulação do Show ‘”Música de Corpo e Voz’’, aprovado no edital Descentra Cultura da FMC\PBH, por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Os seis integrantes do grupo, sendo cinco cantores e um regente, sobem aos palcos do Centro Cultural Venda Nova e Centro Cultural Salgado Filho, ambos durante o evento Descontorno Cultural; Centro Cultural Lindéia Regina, no Barreiro; e, por último, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, durante o evento Noturno nos Museus.
Preservar as tradições culturais brasileiras é o objetivo do grupo, fundado em 2009, na região de Venda Nova. A paixão pela música e pelas peculiaridades do nosso povo é o que mantém a união dos músicos integrantes. No repertório, releituras de canções folclóricas e regionais, além de clássicos de compositores e bandas renomados do estado de Minas Gerais e de todo o país, como Rubinho do Vale, Sérgio Pererê, Milton Nascimento, Patu Fu, Luiz Gonzaga e muitos outros. Sua principal característica é a utilização de arranjos contemporâneos e inovadores, que envolvem a linguagem vocal e corporal, integrando em sua interpretação o som das vozes com o som da percussão no corpo, sem instrumentos musicais.
O ‘’Casa Voz Grupo Vocal’’ já realizou dezenas de apresentações em Belo Horizonte e cidades históricas de Minas Gerais, como: Encontro Minas na MPB (2011), Festival Internacional de Corais – FIC (edições 2012, 2013 e 2014), Conservatório de Música da UFMG, Festival Quatro Cantos na Praça – BDMG Cultural (2014), Entrega da Medalha da Inconfidência – Ouro Preto (2014), Inauguração da UMEI Venda Nova e Centro de Referência da Memória de Venda Nova – Casa Azul e Branca (2013), Centro Cultural Lagoa do Nado, Centro Cultural Venda Nova, Parque Ecológico da Pampulha, Praça da Liberdade, Praça do Papa, Igreja de São Francisco de Assis – Pampulha, Museu Histórico Abílio Barreto, Museu Mineiro, Museu da Inconfidência – Ouro Preto, Teatro Municipal de Sabará, entre outros diversos locais.
O primeiro EP experimental do grupo foi gravado em 2013 e uma das músicas presentes no disco, a canção “A E I O U”, conquistou reconhecimento público em uma rede social, ao ser elogiada pelo seu compositor: Rubinho do Vale.
INTEGRANTES DO “CASA VOZ GRUPO VOCAL”
- EDUARDO PIO: regente, arranjador e diretor musical, bacharel em violão pela UEMG (2009), é cantautor e lançou em 2015 o seu 1º álbum com canções autorais, o CD “Conversas de bar” que recebeu menção honrosa no site “Melhores da Música brasileira” (2014).
- AMANDA OLIVEIRA: cantora Mezzo Soprano, técnica em Química, formada no CEFET-MG, estudante de Farmácia na UFMG.
- ANA ROSA SABINO: cantora Contralto, secretária do lar.
- RAPHA DUTRA: cantora Mezzo Soprano, estudante de música na Fundação de Educação Artística – BH, nas disciplinas Musicalização e Formação Vocal. É técnica em Química, formada no COLTEC/UFMG, estudante de Engenharia de Produção na UFMG.
- CARLOS ROBERTO: cantor Barítono, importante ativista cultural da Regional Venda Nova, em Belo Horizonte, profissional autônomo do segmento têxtil e estamparia.
- RÔMULO OLIVEIRA: cantor Barítono e Produtor Geral, é estudante de música na Fundação de Educação Artística, nas disciplinas Musicalização e Formação Vocal, e graduado em Produção de Eventos pelo UniBH. Produtor musical e teatral atuante no cenário mineiro.
Link de vídeos: www.youtube.com/casavoz
Facebook: www.facebook.com/casavoz.grupovocal
Circulação do show ‘’Música de Corpo e Voz’’
Datas:
– 3\09, 9h: Centro Cultural Venda Nova
Rua José Ferreira Santos, 184 – Novo Letícia
– 3\09, 18h: Centro Cultural Salgado Filho
Rua Nova Ponte, 22 – Salgado Filho
– 10\09, 16h: Centro Cultural Lindéia Regina
Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina
– 23\09, 19h: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
AÇÃO SOLIDÁRIA:
Haverá arrecadação de doações voluntárias de alimentos não perecíveis, roupas e artigos de higiene pessoal nos locais e datas dos shows. Tudo o que for arrecadado será doado a uma instituição de caridade daquela respectiva regional.