AS OBRAS DOS ARTISTAS COM A TEMÁTICA DE PAISAGEM FICARÃO EXPOSTAS

NO PISO 2 (LADO B) DO MALL COM VISITAÇÃO GRATUITA

 

A partir desta quinta-feira, 16 de fevereiro, o ViaShopping Barreiro recebe a exposição  “Variações da Paisagem” com pinturas dos artistas Fernando Perdigão e Isaac Saldanha. As obras ficarão expostas no Piso 2 (Lado B) do shopping com visitação gratuita durante o horário de funcionamento. A mostra vai reunir pinturas na temática da paisagem na interpretação pessoal dos artistas.

No total, serão expostas 41 obras dedicadas ao tema. O artista Isaac Saldanha traz 15 pinturas em óleo sobre tela ou madeira nas quais mostra sua versatilidade e expressividade. As pinturas foram produzidas em diferentes períodos da sua vida e ilustram um pouco do temperamento introvertido e emocional em paisagens observadas e recriadas. Elas também retratam releitura de artistas universais ao mesmo tempo em que mesclam com seu conhecimento e sua experiência de vida.

Já Fernando Perdigão apresenta 15 pinturas em acrílica e técnica mista, seis aquarelas e cinco gravuras digitais, com dimensões variadas. A referência dominante é a paisagem de Ouro Preto, na série “Ouropretando”, mas outros cenários emergem na sua produção, como as cidades de Belo Horizonte e Contagem. No entanto, engana-se quem imagina encontrar pinturas realistas e convencionais. Com liberdade expressiva, o artista manipula referências, compondo novas imagens carregadas de emoção, lirismo e sutilezas. Enfim, “põe sentido” no que vê e no que faz.

Sobre Isaac Saldanha

Aos quinze anos, Isaac iniciou curso profissionalizante no Senai e, após formar-se ferramenteiro, trabalhou na Mannesmam, permanecendo na empresa até 1985. Entre 1996 e 2001, desenvolveu uma série de pinturas, e em 2002 realizou sua primeira exposição individual. De 2003 a 2004, residiu em Londres e, com a pintura, custeou parte de seu sustento no exterior. De volta ao Brasil, realizou sua última exposição no final de 2004. Desde então, alterna períodos produtivos e de baixa produção, nos quais produz pinturas que se baseiam em releituras de grandes pintores universais, como Monet, Van Gogh, Kandisnk e outros, e também desenvolve pinturas autorais em diversas temáticas.

Sobre Fernando Perdigão

Fernando se auto entitula um “paisagista de formação”. Nascido na histórica Ouro Preto, foi nesta cidade que se interessou e tomou gosto pela arte, na influência de vários pintores ouro-pretanos. Aos 13 anos, arriscou suas primeiras pinturas e, incentivado pela família, buscou a experiência dos artistas George Washington e Mário de Oliveira. De Mário, assimilou um pouco da técnica e procedimentos “impressionistas”, da admiração pelo tratamento da luz e do clima nas pinturas. Mas a grande influência veio de George, um “expressionista nato”.

Já em sua fase adulta, Fernando Perdigão fez cursos livres na Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e, mais tarde, graduou-se em artes plásticas na escola de Belas Artes da UFMG. No seu percurso e formação, experimentou várias técnicas e direções, sempre em busca de uma caligrafia artística particular. A representação pictórica da paisagem é, segundo Fernando, seu porto seguro e sua grande aventura. Nesta contradição, o artista vem construindo seu estilo. Fernando conta que construir uma pintura fresca e genuína, partindo da representação de Ouro Preto, é um grande desafio, já que a cidade vem sendo a inspiração de artistas e poetas, desde tempos imemoriais. Mas outras cidades, paisagens naturais e flashes de memória, também fazem parte de seu repertório.

Fernando possui um vasto currículo que registra a organização de mais de mil exposições de artistas diversos, além de mostras institucionais e educativas, à frente do departamento de artes visuais da Fundação Cultural de Minas Gerais (Fundac). É produtor cultural, gestor de artes visuais e designer gráfico.

 

Serviço: Exposição de pinturas “Variações na paisagem”

  • Local: Piso 2 (Lado B), ViaShopping Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, 640)
  • Artistas: Fernando Perdigão e Isaac Saldanha
  • Data: a partir de 16 de Fevereiro/ 2017
  • Visitação: Segunda a Sábado, das 10h às 22h │Domingo, das 14h às 20h
  • Informações: http://www.viashoppingbarreiro.com.br │ (31) 3527-9380