Economia

Grupos de até 25 candidatos se reúnem em hotéis por cinco dias em busca de inovação

3 Min leitura

Empresários vêm desembolsando até US$ 25 mil (cerca de R$ 82 mil) para participar de retiros liderados por gurus do empreendedorismo. Eles se reúnem em grupos de até 25 pessoas e ficam em resorts por até cinco dias. Os eventos do tipo já aconteceram em Orlando e Key Biscayne (EUA), Barcelona (Espanha) e Florianópolis. Eles vêm sendo criados e comercializados desde o ano passado por iniciativa do empresário Rafa Prado, que é conhecido como especialista no lançamento de produtos para celebridades. Além do próprio Prado, já lideraram viagens do tipo o empresário Ricardo Bellino – que trouxe empresa Elite Models para o Brasil – e Carlos Wizard Martins, fundador da rede de idiomas Wizard.

O próximo a entrar no grupo de líderes será Geraldo Rufino, que foi catador de latas na infância e criou uma empresa de reciclagem de peças de caminhão, a JR Diesel.

Seu programa deve custar entre R$ 40 mil e R$ 50 mil e será em Fernando de Noronha. O momento mais esperado do retiro é a consultoria individual de uma hora com o líder do grupo a que cada participante tem direito. Bellino, que já comandou duas dessas viagens, diz que, quando aconselha alguém, olha em primeiro lugar para os sonhos e a ambição das pessoas. Só depois considera seus planos de negócios. “Eles buscam minha visão diferente, arrojada, agressiva, de enfrentar o que chamo de impossível”.

AVALIAÇÃO

‘Hot Seat’ é ponto alto

SÃO PAULO. Carlos Wizard Martins, que liderou o programa Legado Milionário em Orlando em janeiro,
afirmou se considerar um missionário do empreendedorismo. Ele disse que se interessou pelo programa pela possibilidade de dividir experiências e motivar outras pessoas a atingir grandes conquistas.

Nessas viagens são oferecidas palestras com personalidades e visitas a locais considerados inspiradores, como os bastidores da Disney (exemplo de atendimento ao cliente) e uma vinícola centenária em Barcelona (de sucessão familiar em negócios).

“HOT SEAT” Entre as atividades em grupo, a mais citada pelos participantes é a “hot seat” (cadeira quente), reunião em que cada participante deve contar, de maneira sincera e com números, um desafio que enfrenta em sua empresa para receber sugestões dos colegas. “Você tem de estar preparado, porque vai ouvir críticas e porradas de todo o mundo”, explica.

“De um modo sutil, vão dizer que fariam diferente, tentaram o que você fez e deu errado”,  diz Marcio Giacobelli, 46, que participou do programa de Carlos Wizard.

Giacobelli, que tem uma consultoria para empresas que atuam com vendas diretas, diz que ainda mantém contato frequente com Wizard e outros participantes. São especialistas em várias áreas e até hoje todos os profissionais envolvidos na experiência se ajudam.

FOTO: MARCIO SCAVONE / DIVULGAÇÃO
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Carlos Wizard diz que troca de experiências motiva o sucesso

Pesquisa

Sebrae e GEM. Estima-se, portanto, que em 2015, 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou manutenção de algum negócio.

CONCORRÊNCIA

Programas chegama ter mais de dez candidatos por vaga

SÃO PAULO. Quem é escolhido para participar dos retiros para empreendedores (já houve programa com mais de dez candidatos para cada vaga) pode ter de fazer sacrifícios para obter os recursos necessários para pagar pelo programa de consultoria, que pode custar mais de R$ 80 mil. Mas até essa atividade pode ser uma forma de começar a exercitar o espírito empreendedor.

Diego Vergilio, 26, diz que lançou um produto que misturava rifa e catálogo de cupons de desconto para obter os R$ 50 mil necessários. Ele desenvolveu o Portex, acessório decorativo para portas que serve para impedir a entrada de poeira, insetos ou saída de ar quando se usa ar-condicionado.

LIÇÃO. Para Higor Barrozo, 35, que foi aos Estados Unidos com Ricardo Bellino e é presidente da LBRX Ambiental (de serviços na área da coleta de lixo e reciclagem), a principal lição aprendida tem a ver com vendas.

“Você precisa vender o cheiro do bife, não o bife. Quando você vende o cheiro, cria uma grande expectativa no cliente e, depois, pode pedir o preço que você quiser pelo que estiver oferecendo e fechar um bom negócio. Será que os participantes dos eventos compraram o bife ou o cheiro?”

À reportagem todos os empresários que participaram dos retiros garantem que não se arrependem do investimento
feito por eles.

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