EconomiaTecnologia e TI

Principais inovações que as startups trouxeram para a área jurídica

3 Min leitura

As startups são empresas com modelos de negócio e soluções altamente inovadoras. Atualmente, atuam em vários segmentos do mercado. Na área jurídica, recebem nome especial: legaltech ou lawtech.

As lawtechs podem atuar de duas maneiras distintas. A primeira é oferecer soluções para as pessoas e empresas que enfrentam um problema de natureza jurídica, simplificando a resolução desse problema. A segunda é oferecer soluções para os escritórios de advocacia, permitindo que eles desenvolvam suas atividades com mais eficiência. 

5 avanços trazidos pelas lawtechs e legaltechs

1. Automação de documentos

Boa parte do tempo de um advogado é gasto elaborando documentos, como contratos e peças processuais.

Uma das inovações que as startups trouxeram para a área jurídica é a possibilidade de automatizar esse trabalho, utilizando o poder das tecnologias de interpretação de texto e inteligência artificial.

Assim, é possível criar esses mesmos documentos em questão de minutos e com o mínimo esforço.

2. Big Data e Analytics

Quando um advogado está trabalhando em um caso, espera-se que ele conheça ao máximo as leis que afetam aquela situação e as decisões que estão sendo tomadas em relação àquele assunto. É com esse conhecimento que ele pode aconselhar o cliente ou construir uma defesa, por exemplo.

As lawtechs viabilizam o acesso a essas informações, de uma maneira simples e organizada, poupando ao advogado o trabalho da pesquisa manual. 

3. Resolução de Disputas Online

Como todo advogado sabe, a melhor maneira de lidar com um litígio é evitando que ele aconteça, em primeiro lugar. Por isso, a negociação entre as partes para chegar a um acordo é muito desejável.

Infelizmente, nem sempre é possível fazer isso presencialmente; especialmente quando o conflito é entre uma empresa e seus clientes, já que seria contraprodutivo realizar reuniões com cada um deles pessoalmente.

Por isso, outra significativa inovação das lawtechs e legaltechs foi o desenvolvimento de plataformas para a resolução de disputas online.

4. Contratação e Monitoramento de Correspondentes

Nem todas as atividades de um escritório de advocacia podem ser feitas atrás de uma mesa; em alguns casos, é preciso sair para realizar diligências.

A maneira mais produtiva é contratar correspondentes para cuidar dessas tarefas. As startups ajudam nessa contratação, permitindo encontrar e selecionar o profissional em um banco de dados, além de monitorar seu trabalho até a finalização da diligência.

5. Software para gestão de escritório de advocacia

O software para gestão de escritório de advocacia é uma das melhores contribuições das Lawtechs.

Eles vão além do controle de processos judiciais, permitindo otimizar e automatizar várias das atividades mais comuns dentro de um escritório. Por isso, esse software torna-se o braço direito do gestor e também da equipe. 

Lawtechs e softwares jurídicos

Cada vez mais, as lawtechs apostam em desenvolver software para advogados. O objetivo é utilizá-lo nos escritórios, permitindo atingir resultados melhores para os clientes e para o próprio negócio. 

Portanto, há uma ampla gama de opções para avaliar e escolher. Isso ressalta que é preciso ainda mais cuidado para encontrar a melhor solução.

O principal problema da maioria dessas ferramentas é trazer apenas funções básicas, comuns, que não geram um diferencial.

O ideal é que os advogados busquem uma solução que traga inovações de verdade, capaz de transformar para melhor a maneira como seu escritório trabalha. 

Como escolher um software para advogados completo

Para que uma solução possa ser considerada o melhor software jurídico, deve fazer mais do que apenas registrar os processos do escritório.

A ferramenta deve incorporar funções que aprimorem a produtividade e a qualidade do trabalho dos advogados. Um exemplo é o Astrea, da Aurum, que conta com os seguintes recursos: 

IA no controle de prazos

O Astrea utiliza Inteligência Artificial para classificar automaticamente as publicações em prazo ou audiência.

Depois de atribuir o prazo, é possível delegar a atividade para alguém da equipe e controlar até a sua execução. Dessa forma, colabora para afastar um dos erros mais graves na prática da advocacia, que é a perda de prazos processuais.

Acesso remoto e mobile

Outro ponto em que o Astrea se destaca de outras opções é a possibilidade de acesso remoto e, inclusive, via dispositivos móveis.

Como o sistema é online, ele pode ser utilizado com qualquer aparelho que tenha uma conexão com a internet. Dessa forma, o advogado pode acompanhar tudo que acontece no escritório, de qualquer lugar, a qualquer hora.

Emissão de boletos

Para tornar o trabalho dos advogados ainda mais simples, o Astrea incluiu o recurso de emissão de boletos diretamente a partir da área financeira do sistema.

Após a emissão, são enviados avisos de pagamento efetuado e é possível visualizar quais estão pendentes. A solução é ainda mais completa com a conciliação automática.

Atendimento, tutoriais e webinars

É pouco eficiente implementar o melhor software jurídico, o mais completo do mercado, se a equipe não souber como utilizar e tirar o máximo proveito de todos os recursos que ele oferece. O Astrea traz benefícios adicionais gratuitos, incluindo atendimento via chat em horário comercial, tutoriais em vídeo e webinars ao vivo.

Por Agência Experta media.

Relacionados
BrasilEconomia

XTAGE inicia operação com negociação de Bitcoin e Ether

2 Min leitura
A XTAGE, nova plataforma de negociação de ativos digitais criada pela XP Inc. com base em tecnologia da Nasdaq, (Nasdaq: NDAQ), empresa…
BrasilEconomiaGeralNotícias

Restituição do IR: como investir os valores para gerar rendimentos adicionais

2 Min leitura
Jéssica Oliveira- Gerente Regional MG da XP Inc.- Crédito: Divulgação.   Especialista da XP dá dicas de como utilizar os valores de…
EconomiaNotícias

Projeto Líderes que Inspiram tem programação voltada às mulheres

1 Min leitura
Crédito | Imagem: divulgação. Criado em 2020, o Projeto Líderes que Inspiram, do INW (Instituto Nelson Wilians) em parceria com o NWADV…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.