Os caminhos de Cruzeiro e Uberlândia voltarão a se cruzar nesta terça-feira, quando os clubes encontram em jogo peloCampeonato Mineiro, às 20h30, no Mineirão. Embora a história do confronto seja longa – são 95 jogos desde 1950 –, as equipes não se enfrentam desde 2010 pelo Campeonato Mineiro, ano em que a equipe do Triângulo acabou rebaixada. Na ocasião, a Raposa goleou por 6 a 0, em duelo no Mineirão. Em 2011, os clubes jogaram um amistoso, vencido por 3 a 0 pela Raposa, no Parque do Sabiá.
A supremacia cruzeirense está registrada em números. Até aqui, foram 95 jogos com 58 vitórias do clube celeste, 26 empates e apenas 11 derrotas – o último resultado negativo foi em 2001, há 15 anos, quando o Uberlândia venceu dentro de casa, no Parque do Sabiá, em jogo pelo Estadual daquele ano. Na história do confronto, o Cruzeiro já marcou 180 gols e sofreu 54 tentos.
Os números absolutos do Campeonato Mineiro mostram corroboram o desequilíbrio do duelo. Foram 81 partidas, com 52 vitórias do Cruzeiro, 22 empates e 7 derrotas. A Raposa anotou 156 gols e sofreu 44. O primeiro jogo registrado pelo Estadual foi em agosto de 1963, quando o Uberlândia venceu a partida por 2 a 0 no antigo Independência.
Para o compromisso desta terça-feira, o técnico Deivid escalará força máxima. Depois de poupar os titulares no último jogo, vitória diante do Atlético-PR, pela Primeira Liga, o comandante celeste reconhece a dificuldade do confronto válido pelo Estadual – já que o adversário é o 5º colocado, com 12 pontos ganhos. O Cruzeiro deverá receber o Uberlândia no Mineirão com Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero, Henrique e Ariel Cabral; Arrascaeta, Alisson e Rafael Silva.