EsportesGeralXadrez

Retrospectiva do Xadrez Brasileiro: 2014

4 Min leitura
*Rogerio Santos Xadrez Brasil (Revista Meio Jogo)

2014 foi um bom ano para o xadrez Brasileiro. Tivemos diversos torneios expressivos, vários jogadores que se destacaram e conseguiram o tão almejado título de Mestre FIDE, novas jogadoras tituladas e a certeza que 2015 promete e muito para todos nós.

Janeiro

O Ano começou com o enxadrista paulista André Salama venceu o Liberty Open, grupo B, que foi realizado na Filadélfia – Estados Unidos.  Quem também chamava a atenção era o GM Giovanni Vescovi, que vencia de forma invicta a primeira etapa do Circuito de rápidas do Clube de Xadrez de São Paulo. Salvo engano, uma de suas últimas vitórias antes de entrar definitivamente para o mercado financeiro e deixar o xadrez de lado.

Confira a notícia de André Salama => http://revistameiojogo.com.br/brasileiro-vence-torneio-nos-estados-unidos/

Fevereiro

Nem mesmo o Carnaval foi suficiente para frear os torneios de xadrez Brasil afora. Mas o que mais chamou atenção da comunidade foi o anúncio de que o Campeão Mundial, Magnus Carlsen estaria no país para a Festa da Uva. Entre as várias atividades previstas, destaque para a simultânea contra 40 pessoas.

Março

hm3

Com certeza o mês mais importante de 2014 para o xadrez nacional. No começo do mês tivemos o Brasileiro Amador, que teve como vitorioso Francisco Medeiros Jr, de São Paulo. Ele chegou sozinho aos 6,5 pontos em 7 rodadas, ficando à frente de quase 200 jogadores.

Mas todo mundo queria saber de Magnus Carlsen, e para a alegria geral, ele veio a Festa da Uva. E realmente Caxias do Sul fez a festa do xadrez, cerca de 600 pessoas estivem por lá, dentre jogadores, acompanhantes, curiosos, jornalistas, etc. Magnus, como previsto, venceu quase todas as partidas que disputou, exceto contra o paranaense Gláucio Cella, único a vencer Magnus em solo Brasileiro.

Veja tudo sobre a Festa da Uva AQUI: http://revistameiojogo.com.br/category/especial-magnus/

Abril

Em abril tivemos o aguardado São Paulo Open, evento que, com um formato inovador, veio para se firmar no calendário enxadrístico nacional. Também foi possível conhecer os novos talentos do xadrez, com a realização do FENAC, em Foz do Iguaçu.

Confira como foi o Fenac: http://revistameiojogo.com.br/fenac-2014-termina-com-algumas-boas-surpresas-para-o-xadrez-brasileiro/

Mas o que realmente marcou o mês foi o Arnold Classic Brasil, evento que foi realizado na cidade do Rio de Janeiro pelo astro de Hollywood, Arnold Schwazenegger, que chegou a jogar a simultânea com alguns jogadores.

arnold2

Arnold no Brasil: http://revistameiojogo.com.br/arnold-classic-brasil-mais-um-evento-marcante-em-solo-nacional/

Maio

Maio também chegou agitado, com a WMI Juliana Terao assumindo a ponta do Xadrez nacional. Na cidade de Três Rios-RJ, eram conhecidos os campeões brasileiros do FENAJ (http://revistameiojogo.com.br/fenaj-final/)

Maio também contou com uma visita especial em solo nacional. A GM Susan Polgar, ex-campeã Mundial de xadrez feminino esteve no país participando do Seminário Internacional de Xadrez Escolar em São Paulo.

Junho

O mês mal chegava e a novidade que ficava era a vitória da WMI Vanessa Feliciano no Campeonato Brasileiro Feminino, que foi realizado em Blumenau-SC. Com o término do evento, também conhecemos as jogadoras que representariam o Brasil na Olimpíada da Noruega, já que o evento valia como última etapa do Circuito Olímpico.

Julho

Julho ficou marcado com a entrada em vigor das novas regras do xadrez mundial. Estas regras estão em vigo e é importante todo enxadristas saber quais são. Confira o que mudou:http://revistameiojogo.com.br/regras-do-xadrez/

Agosto

Em agosto os olhos da comunidade enxadrística estavam todos voltados para o IV Aberto de Maringá, que tinha 15 mil reais garantidos e contou com mais de 200 pessoas. No fim, que levou o primeiro lugar foi o GM paraguaio Neuris Delgado. Confira como foi:http://revistameiojogo.com.br/gm-delgado-venceu-em-maringa/

Na Noruega, o Brasil brigava mais uma vez para ficar entre os melhores da Olimpíada de Xadrez. Com as duas equipes bem competitivas, o Brasil ficou a poucos pontos de conseguir o melhor resultado de todos os tempos na categoria Absoluto. Já o feminino, teve boas atuações e terminou em uma honrosa 50º posição.

http://revistameiojogo.com.br/category/especial-olimpiada/

 

Na Espanha, o GM Alexandr Fier vencia o tradicional Open de Sants, logo após sua participação nas Olimpíadas.

Setembro

O Brasil ganhou uma nova titulada internacional em setembro, trata-se de Adriana Lot, que recebeu o título de Árbitro FIDE – AF.

Quem tem motivos de sobra para sorrir foi o MI Evandro Barbosa, que venceu o Aberto de Brasília e adicionou mais um importante título a seu currículo. http://revistameiojogo.com.br/evandro-barbosa-vence-aberto-de-brasilia/

No Uruguai a equipe Brasileira de jovens talentos conquistou 2 títulos no Sulamericano da Juventude. Destaque para Igor Cadilhac, que venceu a categoria s14 Abs, e Larissa Ichimura, que venceu a s18F.

http://revistameiojogo.com.br/brasileiros-fazem-bonito-sulamericano-da-juventude/

Outubro

Pipa

Outubro teve o torneio com maior premiação realizado este ano no Brasil, o Continental das Américas. O evento, realizado na praia de Pipa- RN. Quem sorriu por último no evento foi o GM peruano Júlio Granda, que venceu o torneio e garantiu uma vaga na Copa do Mundo de xadrez do próximo ano. Junto com ele vão o cubano Isan Ortiz, o americano Samuel Shankland e o brasileiro Rafael Leitão. http://revistameiojogo.com.br/julio-granda-e-o-grande-campeao-ix-continental-americano-de-2014/

Novembro

No mês de novembro conhecemos os finalistas do próximo Campeonato Brasileiro Absoluto. Ao todo, sete jogadores conseguiram se classificar e se juntaram a outros cincos pré-classificados.http://revistameiojogo.com.br/conheca-os-finalistas-brasileiro-absoluto-2014/

Quem fez bonito em solo Europeu foi o MI Herman Claudius. Com uma campanha fantástica ele foi co-campeão do Campeonato Mundial Sênior (acima de 65 anos).

http://revistameiojogo.com.br/mi-herman-claudius-e-co-campeao-mundial-de-xadrez-veterano/

Também em novembro tivemos o início de mais um grande evento no Brasil, o Campeonato Mundial Escolar, que foi realizado em Minas Gerais. Vinte e sete países se fizeram presentes e teve brasileiro subindo no pódio ao final do evento.

http://revistameiojogo.com.br/brasileira-e-vice-campea-mundial-de-xadrez-escolar/

Novembro também foi o mês dos Jogos Abertos de Santa Catarina e Jogos Abertos de São Paulo.

Dezembro

NaTelinha_melhoresdoano2014

Em dezembro tivemos o Sulamericano Escolar, que foi realizado em Aracaju-SE. O Brasil acabou ganhando duas medalhas com Igor Cadilhac e Thiago Dobuchak.

http://revistameiojogo.com.br/brasil-conquista-2-medalhas-no-xadrez-nos-sulamericano-escolar/

O mês ficará marcado pela vitória do GM Walter Browne e do MI Cummings no Panamericano Sênior e pela vice colocação do MI Herman Claudius e MF Ivan Nogueira nos eventos.

Destaque também para as vitórias de Khatie Librelato e Vitor Carneiro nos Brasileiros Juvenis e da realização de mais um prêmio “Melhores do Ano” pela Revista Meio Jogo. Confira os vencedores:http://revistameiojogo.com.br/vencedores-melhores-de-2014-sao-anunciados/

Relacionados
Geral

Expô Barbacena reúne os maiores nomes da música brasileira

3 Min leitura
A 55ª edição do evento será realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, de 15 a 19 de maio, com Jorge…
Geral

BOULEVARD SHOPPING BH PARTICIPA DE CAMPANHA NACIONAL DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

3 Min leitura
CAMPANHA ABRIL AZUL LANÇA CARTILHA GRATUITA COM INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO, COM O OBJETIVO DE COMBATER ESTEREÓTIPOS E PROMOVER UMA REFLEXÃO CONSCIENTE…
Geral

Show internacional: Magic!, dona do hit "Rude", chega a BH pela primeira vez

2 Min leitura
A banda canadense vai se apresentar no palco do Distrital no dia 21 de abril O grupo Magic!, canadense e atualmente radicado…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.