EsportesGeralXadrez

Retrospectiva do Xadrez Brasileiro: 2014

4 Min leitura
*Rogerio Santos Xadrez Brasil (Revista Meio Jogo)

2014 foi um bom ano para o xadrez Brasileiro. Tivemos diversos torneios expressivos, vários jogadores que se destacaram e conseguiram o tão almejado título de Mestre FIDE, novas jogadoras tituladas e a certeza que 2015 promete e muito para todos nós.

Janeiro

O Ano começou com o enxadrista paulista André Salama venceu o Liberty Open, grupo B, que foi realizado na Filadélfia – Estados Unidos.  Quem também chamava a atenção era o GM Giovanni Vescovi, que vencia de forma invicta a primeira etapa do Circuito de rápidas do Clube de Xadrez de São Paulo. Salvo engano, uma de suas últimas vitórias antes de entrar definitivamente para o mercado financeiro e deixar o xadrez de lado.

Confira a notícia de André Salama => http://revistameiojogo.com.br/brasileiro-vence-torneio-nos-estados-unidos/

Fevereiro

Nem mesmo o Carnaval foi suficiente para frear os torneios de xadrez Brasil afora. Mas o que mais chamou atenção da comunidade foi o anúncio de que o Campeão Mundial, Magnus Carlsen estaria no país para a Festa da Uva. Entre as várias atividades previstas, destaque para a simultânea contra 40 pessoas.

Março

hm3

Com certeza o mês mais importante de 2014 para o xadrez nacional. No começo do mês tivemos o Brasileiro Amador, que teve como vitorioso Francisco Medeiros Jr, de São Paulo. Ele chegou sozinho aos 6,5 pontos em 7 rodadas, ficando à frente de quase 200 jogadores.

Mas todo mundo queria saber de Magnus Carlsen, e para a alegria geral, ele veio a Festa da Uva. E realmente Caxias do Sul fez a festa do xadrez, cerca de 600 pessoas estivem por lá, dentre jogadores, acompanhantes, curiosos, jornalistas, etc. Magnus, como previsto, venceu quase todas as partidas que disputou, exceto contra o paranaense Gláucio Cella, único a vencer Magnus em solo Brasileiro.

Veja tudo sobre a Festa da Uva AQUI: http://revistameiojogo.com.br/category/especial-magnus/

Abril

Em abril tivemos o aguardado São Paulo Open, evento que, com um formato inovador, veio para se firmar no calendário enxadrístico nacional. Também foi possível conhecer os novos talentos do xadrez, com a realização do FENAC, em Foz do Iguaçu.

Confira como foi o Fenac: http://revistameiojogo.com.br/fenac-2014-termina-com-algumas-boas-surpresas-para-o-xadrez-brasileiro/

Mas o que realmente marcou o mês foi o Arnold Classic Brasil, evento que foi realizado na cidade do Rio de Janeiro pelo astro de Hollywood, Arnold Schwazenegger, que chegou a jogar a simultânea com alguns jogadores.

arnold2

Arnold no Brasil: http://revistameiojogo.com.br/arnold-classic-brasil-mais-um-evento-marcante-em-solo-nacional/

Maio

Maio também chegou agitado, com a WMI Juliana Terao assumindo a ponta do Xadrez nacional. Na cidade de Três Rios-RJ, eram conhecidos os campeões brasileiros do FENAJ (http://revistameiojogo.com.br/fenaj-final/)

Maio também contou com uma visita especial em solo nacional. A GM Susan Polgar, ex-campeã Mundial de xadrez feminino esteve no país participando do Seminário Internacional de Xadrez Escolar em São Paulo.

Junho

O mês mal chegava e a novidade que ficava era a vitória da WMI Vanessa Feliciano no Campeonato Brasileiro Feminino, que foi realizado em Blumenau-SC. Com o término do evento, também conhecemos as jogadoras que representariam o Brasil na Olimpíada da Noruega, já que o evento valia como última etapa do Circuito Olímpico.

Julho

Julho ficou marcado com a entrada em vigor das novas regras do xadrez mundial. Estas regras estão em vigo e é importante todo enxadristas saber quais são. Confira o que mudou:http://revistameiojogo.com.br/regras-do-xadrez/

Agosto

Em agosto os olhos da comunidade enxadrística estavam todos voltados para o IV Aberto de Maringá, que tinha 15 mil reais garantidos e contou com mais de 200 pessoas. No fim, que levou o primeiro lugar foi o GM paraguaio Neuris Delgado. Confira como foi:http://revistameiojogo.com.br/gm-delgado-venceu-em-maringa/

Na Noruega, o Brasil brigava mais uma vez para ficar entre os melhores da Olimpíada de Xadrez. Com as duas equipes bem competitivas, o Brasil ficou a poucos pontos de conseguir o melhor resultado de todos os tempos na categoria Absoluto. Já o feminino, teve boas atuações e terminou em uma honrosa 50º posição.

http://revistameiojogo.com.br/category/especial-olimpiada/

 

Na Espanha, o GM Alexandr Fier vencia o tradicional Open de Sants, logo após sua participação nas Olimpíadas.

Setembro

O Brasil ganhou uma nova titulada internacional em setembro, trata-se de Adriana Lot, que recebeu o título de Árbitro FIDE – AF.

Quem tem motivos de sobra para sorrir foi o MI Evandro Barbosa, que venceu o Aberto de Brasília e adicionou mais um importante título a seu currículo. http://revistameiojogo.com.br/evandro-barbosa-vence-aberto-de-brasilia/

No Uruguai a equipe Brasileira de jovens talentos conquistou 2 títulos no Sulamericano da Juventude. Destaque para Igor Cadilhac, que venceu a categoria s14 Abs, e Larissa Ichimura, que venceu a s18F.

http://revistameiojogo.com.br/brasileiros-fazem-bonito-sulamericano-da-juventude/

Outubro

Pipa

Outubro teve o torneio com maior premiação realizado este ano no Brasil, o Continental das Américas. O evento, realizado na praia de Pipa- RN. Quem sorriu por último no evento foi o GM peruano Júlio Granda, que venceu o torneio e garantiu uma vaga na Copa do Mundo de xadrez do próximo ano. Junto com ele vão o cubano Isan Ortiz, o americano Samuel Shankland e o brasileiro Rafael Leitão. http://revistameiojogo.com.br/julio-granda-e-o-grande-campeao-ix-continental-americano-de-2014/

Novembro

No mês de novembro conhecemos os finalistas do próximo Campeonato Brasileiro Absoluto. Ao todo, sete jogadores conseguiram se classificar e se juntaram a outros cincos pré-classificados.http://revistameiojogo.com.br/conheca-os-finalistas-brasileiro-absoluto-2014/

Quem fez bonito em solo Europeu foi o MI Herman Claudius. Com uma campanha fantástica ele foi co-campeão do Campeonato Mundial Sênior (acima de 65 anos).

http://revistameiojogo.com.br/mi-herman-claudius-e-co-campeao-mundial-de-xadrez-veterano/

Também em novembro tivemos o início de mais um grande evento no Brasil, o Campeonato Mundial Escolar, que foi realizado em Minas Gerais. Vinte e sete países se fizeram presentes e teve brasileiro subindo no pódio ao final do evento.

http://revistameiojogo.com.br/brasileira-e-vice-campea-mundial-de-xadrez-escolar/

Novembro também foi o mês dos Jogos Abertos de Santa Catarina e Jogos Abertos de São Paulo.

Dezembro

NaTelinha_melhoresdoano2014

Em dezembro tivemos o Sulamericano Escolar, que foi realizado em Aracaju-SE. O Brasil acabou ganhando duas medalhas com Igor Cadilhac e Thiago Dobuchak.

http://revistameiojogo.com.br/brasil-conquista-2-medalhas-no-xadrez-nos-sulamericano-escolar/

O mês ficará marcado pela vitória do GM Walter Browne e do MI Cummings no Panamericano Sênior e pela vice colocação do MI Herman Claudius e MF Ivan Nogueira nos eventos.

Destaque também para as vitórias de Khatie Librelato e Vitor Carneiro nos Brasileiros Juvenis e da realização de mais um prêmio “Melhores do Ano” pela Revista Meio Jogo. Confira os vencedores:http://revistameiojogo.com.br/vencedores-melhores-de-2014-sao-anunciados/

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Serginho Marques celebra 40 Anos de carreira com show especial no Palácio das Artes

3 Min leitura
Apresentação será realizada no dia 26 de maio, domingo, com 12 convidados que se juntaram em prol do anfitrião, diagnosticado há três…
BrasilGeralMinas GeraisNotícias

ÚLTIMOS DIAS DO MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DO MUNDO EM BELO HORIZONTE

3 Min leitura
Temporada mineira do Pula Pula Park está na reta final e atração preparou condições especiais para o público viver essa experiência Quem…
BrasilCidadesCulturaGeralNotíciasVariedades

55ª Expô Barbacena começa nesta quarta-feira com shows de Anderson Freire e Padre Alessandro Campos

5 Min leitura
A tradicional exposição agropecuária acontece de 15 a 19 de maio, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, com programação técnica e…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.