BrasilEspecializadoEsportes

Tocha Olímpica chega nesta quinta à Fabriciano

3 Min leitura

A Tocha Olímpica está a quatro dias em solo mineiro. Nesta quarta-feira (11), ela passa por Governador Valadares, Guanhães e mais duas cidades. Nesta quinta, o comboio com a Chama Olímpica chega ao Vale do Aço e vai percorrer as ruas de Coronel Fabriciano. O múnicípio é o único da Região Metropolitana do Vale do Aço a entar na rota da Tocha. Ela será conduzida por 17 pessoas na cidade. O percurso passa por ruas do Centro e do bairro Santa Helena e ainda sobrevoo pela Serra do Cocais. No caminho, estão quatro bens tombados pelo município: Igreja Matriz de São Sebastião, Colégio Angélica, Sobrado dos Pereira e Catedral de São Sebastião.

A previsão é que o revezamento comece por volta das 13h20. Cada condutor vai carregar a Tocha por, aproximadamente, 200 metros. “A passagem da Tocha será um marco para a região e nossa cidade poderá mostrar para o mundo o cuidado que temos pelos nossos bens tombados. Preservar essas edificações é garantir que a história do Vale do Aço permaneça viva”, ressalta o diretor de Cultura do município e presidente do Conselho de Patrimônio Cultural, AmirJosé de Melo.

O tombamento é o meio legal de garantir a integridade de um bem cultural. Através dele é dado ao bem um valor, garantindo a continuidade da sua memória. Este reconhecimento do valor cultural de um bem o transforma em patrimônio oficial e o coloca sobre proteção jurídica especial, levando em consideração sua função social.

 

Percurso pelos bens tombados
A Tocha passará em frente à Igreja Matriz de São Sebastião, localizada na rua Dr. Querubino. Com capacidade para 200 pessoas, a Igreja é uma das primeiras construções de Fabriciano em estilo eclético. O Colégio Angélica está na rua Maria Matos e também faz parte da rota da Tocha. Fundado pelo Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio, em 1950, o prédio tem sua fachada tombada desde 1997.

Igreja Matriz de São Sebastião

Colégio Angélica

Outro ponto que também está no percurso é o antigo Sobrado dos Pereira localizado na rua Pedro Nolasco. A edificação foi construída em 1928 e foi é a edificação mais antiga do Vale do Aço. A Catedral de São Sebastião é a caçula dos bens tombados em Fabriciano. Inaugurada em 1993, e edificação foi uma iniciativa do então pároco Padre Elio, como alternativa às lotações da Igreja Matriz. Sua arquitetura foi inspirada na Catedral de Tóquio e é baseada em tendas que serviam como santuários móveis no deserto descritas na passagem bíblica de Êxodo (26:14).

Condutores
O Bispo Emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lelis Lara será um dos responsáveis em conduzir a Tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Comitê Olímpico, assim como fez em todas as cidades incluídas na rota da Tocha, permitiu que a Prefeitura indicasse um dos condutores e o escolhido foi o Dom Lara.

Conforme a prefeita Rosângela Mendes, a escolha por Dom Lara foi feita uma vez que trata-se de uma personalidade regional. “O Dom Lara é uma pessoa muito querida em todo Vale do Aço. Dos 90 anos de vida, 45 deles foram dedicados ao povo de Fabriciano. Nada mais justo que convidá-lo para assumir a responsabilidade de conduzir o fogo olímpico”, revela a prefeita Rosângela Mendes.

Desde o dia 22 de março, quando a indicação foi aceita por Dom Lara, um tratamento fisioterapêutico foi iniciado para fortalecer a musculatura e melhorar o sistema cardiorrespiratório. “Eu estou me sentindo muito bem. Minha pressão está 12 por 8 e consigo fazer movimentos que há pouco mais de um mês não conseguia. Estou preparado para carregar a Tocha. Sinto-me um menino”, garante o bispo.

Dom Lara será um dos condutores da Tocha

O percurso de Dom Lara será feito entre o Colégio Angélica e a Catedral de São Sebastião. “Estou muito feliz e honrado por poder fazer parte desse grande momento do esporte. Minha ficha custou a cair, mas agora eu sei da importância desse evento. Tive momentos de muita emoção em minha vida, como a minha ordenação sacerdotal, minha ordenação episcopal e agora viverei mais um momento marcante”, conta Dom Lara.

 

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.