Ícone do site Jornal Correio Eletrônico

Cultura transforma vidas em Brumado

Aulas de música do projeto – Divulgação.

Projeto Identid’Arte leva arte e desenvolvimento social para crianças, adolescentes e jovens na Bahia

Brumado, uma cidade no coração da Bahia, está testemunhando uma transformação cultural que vem mudando a vida de seus moradores. Graças a uma iniciativa sociocultural inovadora, crianças, adolescentes e jovens têm acesso gratuito a aulas de música, dança, teatro e cinema, proporcionando não apenas habilidades artísticas, mas, ainda, um impacto profundo no desenvolvimento emocional e social dos participantes. O projeto é realizado com o patrocínio da RHI Magnesita, Itaminas, Instituto Itaviva e MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet),

Gabriel Enri, coordenador do Identid’Arte, ressalta a importância do projeto: “Estamos levando oportunidades únicas para Brumado, permitindo que talentos locais floresçam e que a comunidade tenha acesso a uma formação cultural de excelência. Nosso objetivo, além de ensinar habilidades artísticas, é cultivar a autoestima, a criatividade e o senso de comunidade entre nossos participantes. Ao oferecer aulas gratuitas de música, dança, teatro e cinema, estamos abrindo portas para um mundo de possibilidades.”.
Para Luana Monique, mãe de Tatiana Vitória e Tante Luan, alunos do Projeto Identid’Arte, em Brumado, na Bahia, os seus filhos estão evoluindo muito com a participação na iniciativa. “A primeira a ingressar no projeto foi Tatiana, que, com apenas 7 anos de idade, já demonstrou amor pela arte. Sempre que Tatiana voltava das aulas, chegava em casa falando um pouco sobre as experiências na sua turma. Isso fez com que Luan, que era bem tímido, também quisesse participar. O projeto é muito importante, porque trabalha o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos. Ajuda na autoestima, autoconfiança, conhecimento e comunicação. Ele reforça valores essenciais na vida do ser humano, como a responsabilidade, o poder da escuta e o respeito ao próximo”, relatou.
Já para a aluna de teatro e cinema, Maiane de Oliveira, o sentimento é de gratidão. “O Identid’Arte foi o lugar que eu precisava para fazer arte e aprender tudo o que sei hoje. Sou profundamente grata a esse projeto, pois nele eu cresci, como pessoa e profissional. Por meio dele, consegui realizar o meu sonho de atuar, nos palcos e nas telas. O projeto me deu amigos incríveis que me inspiram cada vez mais. Ele ainda me mostrou que a arte é uma forma de se expressar e transformar pessoas! Moro na periferia e enfrentar dificuldades como a distância, por exemplo, ensinou muito sobre coragem e determinação. Valeu a pena cada esforço”, disse.
O impacto do Identid’Arte se estende além da Bahia, beneficiando, ainda, três municípios em Minas Gerais: Ibirité, Sarzedo e Mário Campos. No total, o projeto contempla, aproximadamente, 500 alunos nos dois estados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento artístico e social dessas regiões.
Para mais informações sobre o Projeto Identid’Arte e seu trabalho transformador, visite o Instagram @projetoidentidarte.
Sair da versão mobile