The Endless River é o último álbum da banda
liderada por David Gilmour
Por Redação
17 de Nov. de 2014 às 11:22
A batalha pelo disco mais vendido na primeira semana no Reino Unido terminou com o Pink Floyd como vencedor, segundo o Official UK Albums Chart. O Foo Fighters, que também colocou nas prateleiras um álbum de inéditas, ficou com a segunda posição. As informações são do semanário musical britânico NME.
The Endless River, disco final da banda liderada por David Gilmour, foi lançado no dia 10 de novembro e vendeu ao todo 139 mil cópias, colocando o Pink Floyd no topo pela primeira vez desde Division Bell, álbum anterior, lançado em 1994.
“[Os integrantes do] do Pink Floyd estão animados e surpresos com o nível de interesse no último disco deles”, disse um porta-voz da banda. “Eles gostariam de agradecer aos fãs pelo apoio e esperam que, de uma forma singela, The Endless River os lembre a antiga alegria que é ouvir um álbum na íntegra.”
Com o resultado, o álbum se torna o terceiro mais vendido na primeira semana do Reino Unido no ano, atrás de Ghost Stories, do Coldplay, e x, de Ed Sheeran.
“É uma pena, mas é o fim”
The Endless River, o primeiro disco do Pink Floyd desde The Division Bell (1994), será também o último da banda, como confirma David Gilmour. “Creio que comandamos com sucesso o melhor que há. Suspeito isso”, diz Gilmour sobre o futuro do Pink Floyd. Em entrevista à BBC 6 Music, Gilmour acrescenta: “É uma pena, mas é o fim”.
“The Endless River é um fluxo contínuo de música que cresce gradualmente por quatro partes separadas durante 55 minutos”, diz o guitarrista. “Há, de certa forma, uma continuação do álbumDivision Bell, sendo a última frase de Division Bell ‘the endless river’ – ‘the endless river forever and ever’ no fim da canção ‘High Hopes’”. Para o lançamento, Gilmour e o baterista Nick Mason revisitaram e retrabalharam no que sobrou das sessões de estúdio de Division Bell como forma de homenagear o tecladista Rick Wright, que morreu em 2008.
“O único conceito é o conceito de eu, Rick e Nick estarmos tocando juntos da maneira que fizemos no passado, mas esquecemos que fizemos, e foi instantaneamente familiar”, diz Gilmour. Mason acrescenta, “Acho que Rick ficaria animado. Penso que este disco é uma boa maneira de reconhecer a dimensão do que ele fez. O elemento mais significativo foi, sinceramente, ouvir o que Rick fez, porque, ter perdido Rick, lembrou-nos do quão especial ele era como músico”.
The Endless River ainda traz contribuições do físico Stephen Hawking, cuja “voz” aparece na faixa “Talkin’ Hawkin’” duas décadas depois de ele ter falado em “Keep Talkin’”, de Division Bell, além das composições de Anthony Moore e Samson. O quarteto de cordas Escala também aparece em “Louder Than Words”. Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music, ajudou a produzir o álbum.