O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou um ataque a uma base aérea da Síria nesta quinta-feira, deixando ao menos nove civis mortos e sete feridos. A ação foi em resposta ao suposto uso de armas químicas pelo ditador sírio, Bashar al-Assad, em um bombardeio na cidade síria de Khan Sheikhun, controlada por rebeldes. Veja o que sabemos até agora:
A AÇÃO: A base de al-Shayrat, na província central de Homs, foi atacada às 00h40(21h40 de Brasília, na quinta-feira) desta sexta-feira por 59 mísseis Tomahawk lançados dos navios americanos USS Porter e USS Ross, localizados no Mediterrâneo oriental.
De acordo com o Pentágono, os serviços de Inteligencia americanos determinaram que os aviões que lançaram o ataque químico contra a cidade de Khan Sheikhun haviam saído dessa base.
A base era conhecida como o lugar de armazenamento de armas químicas antes de 2013 e do desmantelamento do arsenal químico sírio, segundo o capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono.
A agência oficial síria Sana informou que o ataque provocou a morte de nove civis, entre eles quatro crianças. Deixou ainda sete feridos e causou danos em casas das aldeias de al-Shayrat, al-Hamrat e al-Manzul, próximas à base.