Notícias

Familiares de vítimas de violência protestam contra IML do Rio

1 Min leitura


Logo Agência Brasil

Mães e familiares de crianças, jovens e adultos mortos pela violência no estado do Rio de Janeiro fizeram, nesta quinta-feira (23), um protesto contra o Instituto Médico Legal pelo atraso na entrega e a inconclusão dos laudos cadavéricos. Eles espalharam na calçada do IML fotos das vítimas e cruzes pretas. No muro, penduraram um pano preto pedindo justiça pelas mortes violentas no estado.

Sônia Bonfim, que perdeu o marido e um filho em ações violentas, em 2021, diz que, passados dois anos, o IML ainda não lhe entregou os laudos que indicam a causa das mortes. Ela reclamou também que, quando são entregues, os laudos são inconclusivos, o que dificulta as ações com pedidos de indenização.

Notícias relacionadas:

“O ato é para cobrar que façam o trabalho deles corretamente. Quando uma pessoa tomba e foi o Estado que cometeu o crime, eles não concluem o laudo todo”, disse, citando a falta de fotos. “O laudo do meu filho não tem foto e precisava ter, para mostrar o estado que ele chegou. No do meu marido, só tem foto da perna, que estava quebrada, mas ele tomou tiro no tórax. São coisas que magoam muito a gente. A gente fica com a perda e ainda tem que passar por isso.”

O ato teve apoio da Marcha da Periferia, um movimento que luta contra a violência racista e genocida no estado. Maristela Farias, da direção do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, que nacionalizou a marcha, afirmou que o ato faz parte da mobilização do Novembro Negro, que combate a desigualdade racial no Mês da Consciência Negra.

“Essa é uma pauta do movimento negro também. É uma pauta que nos interessa e estamos somando”, disse. “Há ausências nos laudos que comprometem muito os laudos, comprometem muito os processos, em benefício de quem mata e não de quem morre”.  

A reportagem pediu posicionamento da Secretaria de Estado de Polícia Civil sobre as reclamações feitas por mães de vítimas de violência letal, mas a instituição não se manifestou até o fechamento desta matéria.

https://ift.tt/JQkLEwg

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

João Gomes, Mestrinho e Jota.pê apresentam o show "Dominguinho" em Belo Horizonte

2 Min leitura
João Gomes, Mestrinho e Jota.pê – @kaiocads. Evento no Parque Ecológico da Pampulha será realizado no dia 07 de fevereiro  O que…
GeralNotícias

O encontro do ano entre Thiaguinho e Belo em BH já tem mais de 80% dos ingressos vendidos

2 Min leitura
Thiaguinho e Belo – Divulgação.   Evento que apresenta os dois shows completos acontece no dia 11 de outubro, na área externa…
GeralNotícias

Histórias - O Show do Século reúne os maiores nomes do sertanejo em BH

5 Min leitura
Histórias – O Show do Século Divulgação.  Chitãozinho & Xororó, Daniel, César Menotti & Fabiano e Zezé Di Camargo & Luciano são…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.