Notícias

Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidar

2 Min leitura


Logo Agência Brasil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é: “Desafios para o o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

A informação foi divulgada neste domingo (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Notícias relacionadas:

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. 

Neste ano, os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres criaram um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. Também foi lançada uma consulta pública e um formulário eletrônico para ouvir a sociedade sobre a elaboração dessa Política. 

Além da prova de redação, na tarde de hoje, os candidatos inscritos no Enem fazem as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o horário de término é 19h (horário de Brasília).

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O candidato deverá defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

Também deve elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas do texto:

* Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

* Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

* Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

* Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

* Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entre os critérios que podem conferir nota 0 à redação estão a fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

https://ift.tt/YowVAN3

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Mais de 100 mil pessoas passaram pela 52ª edição da Festa das Rosas e Flores de Barbacena

4 Min leitura
Claudia Leitte – Gabriel Winter. Tradicional evento ocupou o Parque de Exposições da cidade com programação técnica diversificada, exposições, shows, negócios, além…
BrasilCulturaGeralNotícias

Conheça as Candidatas ao título de Rainha da 52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena

4 Min leitura
Candidatas – Divulgação. De 10 a 13 de outubro, o Parque de Exposições da cidade vai receber os shows do Padre Fábio…
BrasilCulturaGeralNotícias

Thiaguinho apresenta show da turnê "Sorte" em Belo Horizonte

1 Min leitura
Thiaguinho – Bruno Soares/Divulgação.   O pagodeiro desembarca no Mirante Beagá no dia 09 de novembro  O cantor Thiaguinho traz para Belo…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.