Notícias

UFRJ: concertos gratuitos têm Villa-Lobos e Pinxinguinha no repertório

2 Min leitura


Logo Agência Brasil

O Projeto Bandas apresenta, neste mês de maio, dois concertos gratuitos da Orquestra de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da instituição, no centro da capital fluminense.

O primeiro concerto, será nesta segunda-feira (8), às 19h, e terá obras de Hudson Nogueira, Pixinguinha, Villa-Lobos, Murillo Santos e Alberto Nepomuceno no repertório, com a regência de Marcelo Jardim.

Notícias relacionadas:

A segunda apresentação ocorrerá no dia 29 de maio, também às 19h. Serão apresentadas obras de Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, maestro Duda, Hudson Nogueira e Francisco Lucas Duchesne, e terá a regência do maestro Gabriel Dellatorre.

Orquestra

A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopro e de percussão da Escola de Música da instituição e proporciona o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais. Sua primeira formação ocorreu em 2017 e, desde então, realizam constantes temporadas de concertos.

O Projeto Bandas conta com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), um programa pedagógico de apoio às bandas criado em 2020. Formado por uma rede de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, o Sinos começou a desenvolver suas atividades de forma exclusivamente online e, aos poucos, se estenderam a ações presenciais.

A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

O Sinos e o Projeto Bandas fazem parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música. O objetivo é dar suporte pedagógico na produção de novas obras para bandas de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação.

Programa:

Pixinguinha – Auriverde
Murillo Santos – Batuque  
Alberto Nepomuceno – Série Brasileira  
I – Alvorada na Serra
II – Intermezzo
III – Sesta na Rede
IV – Batuque
Heitor Villa-Lobos – Modinha  
Hudson Nogueira – As quatro faces do Samba
I – Samba de Morro
II – O Rei do Partido alto
III – Canção em Samba
IV – Samba Exaltação
Heitor Villa-Lobos – Choros 1

*Estagiário sob supervisão de Léo Rodrigues

https://ift.tt/DUmVutH

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Local do encontro do ano entre Thiaguinho e Belo é anunciado

1 Min leitura
Thiaguinho – Divulgação.   A área externa do Mineirinho será palco para o evento que ficará marcado na história em BH; os…
BrasilCulturaGeralNotícias

Ore Comigo 2025: BH vai sediar o maior festival gospel da América Latina

2 Min leitura
Pelo terceiro ano consecutivo, evento será palco para a gravação de DVD com repercussão nacional e internacional; a Arena MRV foi o…
BrasilCulturaGeralNotícias

Lauana Prado grava "Raiz Belo Horizonte" com participações especiais no próximo dia 24

5 Min leitura
Lauana Prado – Fábio Ponce.   O Mineirão vai sediar o evento histórico de gravação do terceiro álbum “Raiz”, com as participações…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.