Notícias

Veterinário mineiro está a frente de pesquisa sobre lentes oculares para cães

1 Min leitura

Material é utilizado no tratamento da catarata canina de forma segura e rápida

 

Ao envelhecer, o cãozinho pode desenvolver algumas doenças, entre elas, a catarata. A boa notícia é que o problema pode ser corrigido por meio de cirurgia, a facoemulsificação. “Nessa técnica é realizada uma pequena incisão na córnea. Nela, o cirurgião insere um pequeno instrumento que abre a cápsula do cristalino para permitir o acesso à catarata. Uma caneta de ultrassom é utilizada para fragmentar e aspirar o cristalino. Por fim, uma lente intraocular artificial é implantada dentro da cápsula”, explica o veterinário e proprietário da clínica Professor Israel, Luiz Fernando.

Se feita corretamente, a cirurgia de catarata tem bons resultados, principalmente, sendo no início da doença. Quando muito avançada, têm um risco maior de complicações durante a cirurgia e, portanto, pode causar mais inflamação no pós-operatório. “Quando a catarata está avançada, é  acompanhada de inflamação, a uveíte, e aumento da pressão ocular, que pode causar glaucoma. Mas a cirurgia pode ser feita e ter um resultado satisfatório”, afirma.

Novidade

Agora, é possível encontrar as lentes no Brasil, sem necessitar de importação. “A Lovet é a primeira lente artificial para cães com fabricação nacional. Até então, era um produto apenas importado e sem aprovação”, frisa o veterinário.

O produto começa a ser disponibilizado no mercado brasileiro neste mês de janeiro.  “Foi elaborado por uma empresa com mais de 50 anos de experiência (Mediphacos) e com minha consultoria técnica. Também conta com o registro no Ministério da Agricultura para uso animal. Entre os principais benefícios está a disponibilidade de estoque e menor prazo de entrega para as clínicas veterinárias do país”, comemora.

 

Fonte: Luiz Fernando, Médico veterinário na Clínica Veterinária Professor Israel.

Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Banda Mole de BH anuncia o retorno às origens em 2026

2 Min leitura
Banda Mole 2025 – JC Martins. Com 51 anos de alegria, o bloco mais tradicional da capital mineira agita o Centro da…
GeralNotícias

COMUNICADO OFICIAL – CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA

1 Min leitura
O Instituto João Ayres, organização da sociedade civil regularmente contém, inscrito no CNPJ sob o nº 08.215.473/0001-18, por meio de seu Presidente,…
BrasilCulturaGeralNotícias

Espetáculo musical "A Sbørnia Kontr'Atracka" faz única apresentação amanhã em BH

4 Min leitura
Foto: Nilton Santolin.   Com a concepção e direção de Hique Gomez, montagem ocupa o Teatro Sesi Minas com a sua mistura…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.