Política

João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) disputam 2º turno em BH

2 Min leitura

O segundo turno das eleições para prefeito de Belo Horizonte será disputado entre os candidatos João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (2), João Leite teve 395.952 dos votos, o que corresponde a 33,40% dos votos válidos. Kalil recebeu 314.845 votos, o equivalente a 26,56%.

João Leite foi vereador em Belo Horizonte (1992 a 1994), secretário municipal dos Esportes da capital (1994) e exerce o sexto mandato como deputado estadual de Minas Gerais.

Kalil disputou pela primeira vez uma eleição em 2014 quando se candidatou a deputado federal pelo PSB. Ele desistiu no meio da campanha. Esta é a segunda vez que ele se candidata a um cargo eletivo. Desta vez, Kalil concorre pelo PHS.

Belo Horizonte (Foto: Arte/G1)

Discursos
Após o resultado das urnas, João Leite agradeceu o partido e seu grupo político. “Eu queria dizer da minha alegria de chegarmos ao 2º turno. Como atleta eu sempre esperava isto. Tinha o 1º tempo, a gente tomava uma água, e vinha o 2º tempo, e normalmente o 2º tempo é sempre com mais entusiasmo porque nós temos que ir para vitória”.

Ele ainda falou que a sua aliança é com os mais pobres de Belo Horizonte.

Alexandre Kalil agradeceu aos eleitores e disse que enfrentou os aliados de João Leite – senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia, e de outros adversários de campanha. Ele também adiantou que não vai fazer alianças.

“Eu quero agradecer esse povo porque você lutar sozinho contra dois senadores, contra um prefeito e um governador. E 300 mil votos dessa população com 20 segundos de televisão é um negócio realmente impressionante. Até eu reconheço isso. Então esse povo que me escutou que me viu andar. Que agora nos vamos ter uma coisa mais igual”, disse

Propostas
Alexandre Kalil tentou se distanciar da figura de “político” durante a campanha. Entre suas propostas está a melhoria da gestão para que os pacientes tenham o atendimento correto. Na educação, ele propõe ampliação do número de Umeis em articulação com creches conveniadas.

João Leite se comprometeu a melhorar a segurança, equipando melhor a Guarda Municipal. Ele também pretende garantir vaga para todas as crianças na educação infantil de Belo Horizonte e criar o Centro de Referência do professor para capacitação permanente dos educadores.

Campanha
Ao longo da campanha, os candidatos sempre apareceram nos dois primeiros lugares, segundo as pesquisas. Elas apontavam primeiro lugar para João Leite e Kalil em segundo.

Kalil foi criticado pelos adversários por dever Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ter decretado falência de uma de suas empresas. Nas duas semanas que antecederam a votação, candidatos usaram o horário eleitoral e entrevistas para criticá-lo. João Leite chegou a dizer que Belo Horizonte não “deveria arriscar”. Já Kalil rebateu dizendo que tem dívidas por ser “um cidadão como outro qualquer”. Ele também criticou João Leite, chamando-o de “boca de aluguel”.

Confira votação dos candidatos
João Leite (PSDB): 33,40%
Alexandre Kalil (PHS): 26,56%
Rodrigo Pacheco (PMDB): 10,02%
Reginaldo Lopes (PT): 7,27%
Délio Malheiros (PSD): 5,45%
Maria da Consolação (PSOL): 4,11%
Eros Biondini (PROS): 3,90%
Luis Tibé (PT do B): 3,26%
Sargento Rodrigues (PDT): 2,88%
Marcelo Álvaro Antônio (PR): 2,71%
Vanessa Portugal (PSTU): 0,44%

Brancos: 7,20%
Nulos: 14,28%
Votos válidos: 78,52%
Abstenção: 21,66%

Relacionados
GeralPolítica

Posse dos parlamentares dá início à 19ª Legislatura em Minas Gerais

2 Min leitura
por Geraldo Félix Júnior Os 77 deputados estaduais eleitos por Minas Gerais no pleito em 2018 tomaram posse nesta sexta-feira (1º) sem…
Política

DECRETO DE POSSE DE ARMAS VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA, DIZ BANCADA PETISTA

4 Min leitura
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticaram decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilita a comercialização e posse de armas pelos cidadãos,…
Brasilia - DFPolítica

Bolsonaro sanciona Orçamento de 2019 com dois vetos

1 Min leitura
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos parciais, o Orçamento para este ano. A definição das receitas e gastos do governo federal…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.