Um ponto chave do bem-estar, e assim do Caminho 3T, é viver no aqui e agora. Sempre que apresento este conceito, vem a pergunta: “e como vou conquistar meus objetivos?”. Ou seja, é possível viver no aqui e agora e ainda assim planejar?
A resposta é sim! Obviamente, não é possível ter uma vida significativamente produtiva caso você não tenha metas e planos. Contudo, planejar é uma atividade a ser feita aqui e agora. Há um momento apropriado para isso. Planejar é muito diferente de fantasiar sobre uma lista de felicidades condicionais. Por exemplo, uma coisa é planejar para a aposentadoria, reservando um valor mensal para o seguro da Previdência Social; outra coisa, bastante diferente, é ansiar pela aposentadoria, frequentemente fantasiando como será enquanto você está indo para o trabalho. Ansiar e fantasiar fará você sofrer. Planejar isso e realizar seu plano, porém estando com sua mente aqui e agora, deixará você contente.
O problema é que estamos realmente viciados em viver no futuro. Não conseguimos olhar para o agora. Só o futuro. Pensamos: “se não estiver pensando no resultado das ações, como terei rumo e como terei entusiasmo para agir?”. Mas é vício mesmo. Quando conseguimos aplicar mindfulness e trazer nossa mente para o aqui e agora, propositalmente, para a ação, aí naturalmente sentimos o estado superior de bem-estar e de plenitude.
E quanto ao rumo, a resposta se dá pelo dharma. Precisamos fazer planejamentos muito menos do que imaginamos. Existe um fluxo da vida, o que os sábios da antiguidade chamavam de Tao e em outras tradições de providência. As coisas fluem naturalmente, quando estamos vivendo nosso estado natural de ser, sendo verdadeiros conosco.
Veja aqui meu vídeo sobre o assunto de como planejar sem ansiedade, no aqui e agora: