Ícone do site Jornal Correio Eletrônico

Para que serve a otimização de sites?

Sites bem otimizados têm muito mais chances de atrair clientes novos. Investir na otimização de sites, é uma maneira muito eficaz de ajudar as empresas a crescerem rápido na internet.

Quer saber o que é otimização de sites para SEO e para que ela serve? Então, continue lendo este artigo, e entenda como otimizar sites pode ajudar as empresas e marcas a crescerem rapidamente. Confira também as vantagens que essa prática pode oferecer para os sites!

O que é a otimização de sites? Como funciona?

Otimizar sites é uma estratégia para que os sites tenham melhores posições nos buscadores. Isso ocorre pois há um mecanismo para melhorar a experiência de um usuário, quando este realiza uma pesquisa nesses buscadores. Desse modo, a plataforma apresenta os resultados mais relevantes.

Então, quando um site é otimizado, significa que ele passou por ajustes, o que possibilita que seu conteúdo seja considerado mais relevante do que o de outros sites do mesmo ramo. Assim, ele aparecerá nos primeiros resultados das pesquisas.

Com isso, as chances de ter mais cliques, e aumentar as taxas de conversão, aumentam muito.

As estratégias usadas para realizar essa melhoria são as técnicas SEO (Search Engine Optimization), ou seja, as estratégias de otimização para motores de busca. Essas técnicas permitem que os sites melhorem o ranqueamento, e se tornem relevantes.

Em uma consultoria SEO, o item “otimização de sites para SEO” permite melhorar os resultados de forma orgânica. Ou seja, sem a necessidade de ter de pagar pelo anúncio.

Para entender melhor o funcionamento do SEO, podemos identificar os seus três pilares como: relevância, conteúdo e autoridade.

A relevância está no fato de que os buscadores priorizam os sites com temas considerados de maior interesse para o público, com base nas buscas.

O conteúdo também precisa ser relevante e agregar valor. Pois não basta um conteúdo extenso, se ele não tem nenhum diferencial para as pessoas que acessam. O pilar da autoridade se refere à autoridade que o site adquire, se tornando referência nos buscadores.

Principais vantagens da otimização de sites

Otimizar os sites proporciona uma série de vantagens de crescimento orgânico na web, para que a empresa ou marca possa se destacar, sem a necessidade de pagar por links patrocinados.

A otimização de sites demanda prática e tempo. E ela proporciona as seguintes vantagens.

Melhores resultados a custos menores

A otimização por SEO é uma estratégia de marketing digital que oferece excelentes resultados, e por custos bem menores que as outras estratégias. Pois é uma maneira de aparecer nas primeiras colocações, sem precisar pagar por anúncios ou links patrocinados.

Contudo, é necessário ter conhecimento técnico para aplicar as estratégias de SEO em um site. Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada, ou profissionais de marketing que entendam dessas técnicas.

Afinal de contas, a concorrência pelas primeiras colocações através de resultados orgânicos é muito grande. Então, é preciso tempo e conhecimento para conseguir.

Por isso, a empresa ou marca que optar por essa estratégia também terá gastos com a contratação de profissionais. Mas são gastos menores do que os dos anúncios pagos.

Melhor ranqueamento nos sites de busca

É possível alcançar esse resultado com a indexação correta do site, a qual a otimização possibilita, e que melhora a experiência de quem pesquisa nos buscadores, bem como o ranqueamento do site também.

Esse ranqueamento é positivo, pois oferece destaque para a marca ou empresa, fazendo com que o público-alvo a encontre com mais facilidade. Com isso, aumentam as chances de negócios, pois o site atrairá mais clientes.

Criação de autoridade

A criação de autoridade da empresa ou marca no seu ramo de atuação, também é um benefício da otimização de sites. Pois, quando se estrutura uma rede de links para apontar para o seu site, ele será mais visível para todos.

Esse destaque que o site obtém ajuda a marca a ficar mais conhecida que as concorrentes, e a se tornar uma autoridade no assunto.

Maior tráfego no site

O principal benefício da otimização de sites com as técnicas de SEO é o aumento do tráfego.

Afinal, o destaque nos resultados dos buscadores possibilitará mais visitas ao site. Pois as pessoas costumam clicar mais nos primeiros resultados que visualizam quando pesquisam em um buscador.

Por isso, a otimização permite aos visitantes encontrarem o site com facilidade, e também que o mesmo tenha muito mais visitas sem precisar pagar por isso. Permite ainda a captação de mais leads, o que aumenta as oportunidades de fechar negócio.

Como realizar a otimização de sites?

Agora que você já sabe o que é otimização de sites, e como ela pode ser positiva para o seu negócio na internet, veja duas maneiras de fazer a otimização de forma prática e eficaz. É possível implementar as técnicas de SEO de duas formas: on-page e off-page.

SEO on-page

Na otimização on-page, aplicam-se às técnicas de SEO com base no design, na URL e no conteúdo.

Nessa modalidade de otimização, é importante focar na definição de palavras-chaves e conteúdo do site.

A melhor forma de fazer otimização on-page é por meio da otimização de conteúdo. Para isso, é importante criar uma meta description, otimizar o título da página, otimizar os textos e as imagens.

O uso de palavras-chaves é fundamental para fazer essa otimização de conteúdo. Além disso, para que o motor de busca possa indexar as páginas em um tempo mais curto, a dica é criar sitemap, fazer linkagem interna e otimizar headings.

SEO off-page

Na otimização off-page, as técnicas de SEO tem como objetivo realizar uma otimização fora do site. Para isso, elas precisam focar na busca de referências e em link building.

Essas técnicas ajudam a página a se destacar no segmento que ocupam, e alcançarem a autoridade em sua área de atuação.

A melhor forma de fazer a otimização SEO off-page é usando a técnica de link building. O segredo para fazer isso é produzir um conteúdo de qualidade, para que o site seja mencionado de forma espontânea e gere links.

Mas também é possível estabelecer parcerias que ajudarão a manter essa otimização por mais tempo. Os tipos de parcerias possíveis são: co-marketing, guest posts e backlinks.

Sair da versão mobile