Criado por duas brasileiras, o projeto pretende inspirar mulheres de todas as nações
A observação de duas brasileiras sobre o empreendedorismo feminino no Vale do Silício e no mundo, acabou por transformar Taciana Mello e Fernanda Moura em ativistas na busca de caminhos que colaborem com o empoderamento feminino na sociedade. As duas, que já tiveram uma carreira corporativa bem-sucedida, se mudaram para a Califórnia em 2013 e passaram a vivenciar um ambiente empreendedor e analisar o papel da mulher neste processo. Daí surgiu a vontade de relatar o tema e elas iniciaram o TheGirls On The Road, com o objetivo de inspirar outras mulheres.
As ideias para projetos relacionados ao universo feminino surgiram logo após a chegada delas nos EUA. Lá elas puderam observar a falta de mulheres empreendedoras na prática e ao pesquisarem o assunto, depararam-se com relatórios da TechCrunch que constatavam que apenas 3% das startups de tecnologia no Vale do Silício são fundadas por mulheres. A falta de autoconfiança e receio em falhar são fatores apontados pelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, special report Women´s Entrepreneurship – 2015 como obstáculos para o desenvolvimento das mulheres no universo de cada país apontado no relatório. “Se no Vale do Silício, meca do empreendedorismo e da inovação, mulheres ainda enfrentam dificuldades, por exemplo, para ter acesso a recursos financeiros e mercados, imagine no restante do mundo”, diz Fernanda.
Para responder a essa pergunta, como primeira iniciativa das fundadoras é lançado em 2016 o projeto F♀unders, que percorrerá mais de 15 países nos cinco continentes, durante um ano, com a missão de identificar, entrevistar e compartilhar histórias de mulheres empreendedoras que impactaram de alguma maneira a realidade à sua volta. O roteiro busca retratar realidades distintas e por isso incluirá países contrastantes como Estados Unidos, Austrália e também Cuba e Vietnã. Além de conversar com as mulheres empreendedoras, o projeto também entrevistará os organismos de apoio de cada país para contextualizar o ambiente local.
Crowdfunding
A jornada F♀unders, que terá início em julho deste ano, tem o objetivo de apresentar exemplos positivos e voltar o olhar das mulheres para as possibilidades de empreender, além de dar espaço para essa discussão nos países em que visitará. “Em geral, as mulheres sentem-se menos capazes do que os homens e, para empreender, essa condição não é favorável. Mas outro aspecto se destaca: a falta de modelos femininos que sirvam de inspiração”, diz Taciana. Uma das formas de viabilização do projeto será por meio de um crowdfunding para arrecadar parte do investimento necessário para a viagem. A campanha será lançada em breve!
O termo crowdfunding define um modelo de financiamento coletivo em que os simpatizantes de um projeto podem contribuir, doando um valor para financiá-lo. A iniciativa permite que vários projetos saiam do papel sem necessitarem passar pela burocracia de empréstimos bancários ou ajudas do governo ou de grandes patrocinadores.
Os apoiadores e admiradores do projeto poderão acompanhar a viagem de Taciana e Fernanda pelas redes sociais e os patrocinadores do crowdfunding receberão conteúdo exclusivo regularmente. Os patrocinadores podem colaborar com valores que variam entre US$ 25 a US$ 1000 e cada valor corresponderá a uma recompensa diferente.
As páginas do Facebook e Instagram trarão fotos e vídeos dos lugares visitados e um diário de bordo com as percepções sobre as entrevistas realizadas com as empreendedoras locais. As páginas podem ser acessadas pelos links:
https://www.facebook.com/thegirlsontheroad/
https://www.instagram.com/thegirlsontheroad/