Brasil

NOVOS CUIDADORES DE IDOSOS RECEBEM CERTIFICADOS DA AAPI

2 Min leitura

Programação intensa dividida em nove módulos formou cerca de 60 alunos

A AAPI realizou na manhã de quinta-feira (01) no clube dos Pioneiros no bairro Bom Retiro, a entrega dos Certificados aos participantes do Curso de Capacitação do “Cuidador da Pessoa Idosa”. A Capacitação teve início no dia 09 de novembro, com palestras de diversos especialistas da área de saúde dentro de um cronograma aplicado em nove módulos.

O evento de encerramento contou com a presença de Juarez Pompeu (diretor de área de Assistência Social) e os colaboradores Simone Graciana (Terapeuta Ocupacional) e Gustavo Holzmeister (Fisioterapeuta).  Eles fizeram a entrega dos certificados aos 55 participantes de um total de 60 pessoas divididas em duas turmas.

Conteúdo programático

Para o ano que vem e em função da boa aceitação, o conteúdo repassado aos cuidadores deverá se repetir. Os participantes estudaram a política nacional do idoso, direito do idoso, estatuto do idoso, como utilizar os benefícios dos programas sociais e a atuação dos conselhos municipais.

Do ponto de vista médico houve palestras sobre as modificações fisiológicas do organismo, cuidados com o tratamento medicamentoso, alimentação saudável e dieta e aspectos gerais do envelhecimento. Outro momento importante da capacitação abordou os aspectos psicológicos do idoso, alterações no comportamento do idoso e do cuidador e a finitude (conceito de morte).

“Tivemos também aulas sobre higiene do idoso, banho, exercícios respiratórios, exercício para o acamado e noções de utilização de equipamentos de mobilidade”, disse Juarez Pompeu, satisfeito com a atenção do público participante.

Os últimos módulos abordaram as adaptações e modificações no lar, orientações aos familiares sobre prevenção de acidentes domésticos e prevenção de patologias.

 Agradecimentos

O presidente da AAPI, Edízio Simplício Netto publicou nota oficial da entidade em agradecimento aos colaboradores desse programa de formação de cuidadores de idosos. São eles:

– Emerson Barbosa (Assistente social do HMC)

– Dr. Sandro do Carmo de Carvalho (Geriatra/AAPI)

– Dr. Éder Samuel Bonfim Oliveira (Geriatra/AAPI)

– Michele Pereira da Fonseca (Nutricionista/AAPI)

– Creuza Salvaterra (Psicóloga/AAPI-DASS)

– Grazielle Farias Silva (Enfermeira/Ação evangélica)

– Gustavo Holzmeister (Fisioterapeuta/Lar Paulo de Tarso)

– Simone Graciana Costa (Terapeuta ocupacional/Ação Evangélica

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.