A Academia Mineira de Letras promove nesta quinta-feira (1º), às 19h30, a palestra “Nos 80 anos de ‘Raízes do Brasil’” de Sérgio Buarque de Holanda, com o professor e doutor em história, Caio César Boschi. A conferência faz parte do programa Universidade Livre.

Publicado em 1936, “Raízes do Brasil” apresentou uma visão inovadora, responsável por introduzir os conceitos de patrimonialismo e burocracia. O livro trouxe uma interpretação original da sociedade tradicional brasileira e suas estruturas políticas e econômicas.

O autor, Sérgio Buarque de Holanda, buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais, descrevendo o brasileiro como um “homem cordial”, que prefere as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. A obra também desenvolveu conceitos relevantes para o processo de reflexão sobre a formação e a afirmação da identidade nacional.

Sobre o palestrante:

Caio César Boschi é licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969) e doutor em História Social Pela USP (1982). Foi professor titular de História do Brasil pela UFMG. É professor titular do Departamento de História da PUC Minas. Foi professor convidado em História do Brasil pelas Universidades portuguesas do Porto e de Lisboa, da francesa École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e pela Universidad de Salamanca.

Possui dezenas de artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais e é autor de vários livros, como “Exercícios de pesquisa histórica”, que  mereceu da Academia Brasileira de Letras, em 2012, o Prêmio ABL de História e Ciências Sociais.

 

SERVIÇO:

Palestra “Nos 80 anos de ‘Raízes do Brasil’” de Sérgio Buarque de Holanda, com Caio Boschi

Data: 1º de dezembro.

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br