A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), oferece até o dia 2 de abril no Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima) a exposição “Machado de Assis – Outros Leram da Vida um Capítulo, Tu Leste o Livro Inteiro”. O projeto faz parte das exposições literárias itinerantes, criadas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, e integra o programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura junto às bibliotecas públicas municipais. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Precisão da linguagem, propriedade do humor, fina ironia, mergulho nos escaninhos d’alma humana e agudo senso crítico. Há 108 anos, morria o escritor que fez uma junção magistral desses elementos: Joaquim Maria Machado de Assis. A exposição foi criada para relembrar a morte do autor, que deixou um intenso e rico material. O nome da exposição é uma referência ao poema “A Um Bruxo com Amor”, escrito por Carlos Drummond de Andrade em homenagem a Machado.

Constituída por banners, cada mostra da série contém a síntese da obra de um autor ou extrato de um livro muito significativo da história da literatura ou, ainda, textos relacionados a um tema de interesse dos leitores da biblioteca pública. As exposições têm como objetivo despertar, motivar ou renovar o prazer da leitura literária.