aparelhos-eletronicos
Os aparelhos eletrônicos no modo stand by, isto é, em modo de espera, podem aumentar o valor na conta de energia em até 15%. Um dos maiores vilões desse “roubo” de energia é o receptor de TV por assinatura. Aparelhos como DVDs, Blu-Rays, computadores e televisores também consomem bastante energia quando deixados ligados na tomada. Se o equipamento for mais antigo, o consumo é ainda mais elevado.
De acordo com a Cemig, para evitar o desperdício, a melhor alternativa é deixar o aparelho desligado ou retirar o equipamento da tomada. “Se você deixa um equipamento ligado desnecessariamente, está desperdiçando energia. Em stand by, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, é como uma torneira pingando 24 horas”, afirmou o engenheiro de Soluções Energéticas da Cemig, Leonardo Resende Rivetti.
O engenheiro ressaltou ainda que a melhor forma de evitar o desperdício de energia é a mudança de hábito. Esquecer a TV ou o aparelho de celular conectado à tomada ou deixar o micro-ondas ligado por causa do relógio digital, por exemplo,  devem ser atitudes abolidas em casa. Além da economia na conta de luz, “o Planeta agradece”, disse Rivetti.