Cobertura Especial

Coronel Fabriciano recebe, nesta quinta-feira (12), a Tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que será conduzida por 17 pessoas. O percurso passa por ruas do Centro e do bairro Santa Helena e ainda haverá um sobrevoo pela Serra do Cocais. No caminho, estão quatro bens tombados pelo município: Igreja Matriz de São Sebastião, Colégio Angélica, Sobrado dos Pereira e Catedral de São Sebastião.

A previsão é que o revezamento comece por volta das 13h20. Cada condutor vai carregar a tocha por, aproximadamente, 200 metros. “A passagem da Tocha será um marco para a região e nossa cidade poderá mostrar o cuidado que temos pelos nossos bens tombados. Preservar essas edificações é garantir que a história do Vale do Aço permaneça viva”, ressalta o diretor de Cultura do município e presidente do Conselho de Patrimônio Cultural, Amir José de Melo.

O tombamento é o meio legal de garantir a integridade de um bem cultural. Através dele é dado ao bem um valor, garantindo a continuidade da sua memória. Este reconhecimento do valor cultural de um bem o transforma em patrimônio oficial e o coloca sob proteção jurídica especial, levando em consideração sua função social.

Percurso
A tocha passará em frente à Igreja Matriz de São Sebastião, localizada na rua Dr. Querubino. Com capacidade para 200 pessoas, a Igreja é uma das primeiras construções de Fabriciano em estilo eclético. O Colégio Angélica está na rua Maria Matos e também faz parte da rota da Tocha Olímpica. Fundado pelo arcebispo de Mariana, Dom Helvécio, em 1950, o prédio tem sua fachada tombada desde 1997.

Outro ponto que também está no percurso é o antigo Sobrado dos Pereira, localizado na rua Pedro Nolasco, é uma das mais antigas edificações do Vale do Aço.

A Catedral de São Sebastião é a caçula dos bens tombados em Fabriciano. Inaugurado em 1993, o prédio foi uma iniciativa do então pároco padre Elio, como alternativa às lotações da Igreja Matriz. Sua arquitetura foi inspirada na Catedral de Tóquio e é baseada em tendas que serviam como santuários móveis no deserto, descritas na passagem bíblica de Êxodo (26:14).

Esta semana, depois de muita polêmica, marcada por forte especulação em torno do assunto, o governo municipal afirmou que a passagem da Tocha Olímpica pela cidade demandará investimentos totais da ordem de R$ 47,8 mil reais. A divulgação só acirrou os ânimos dos que são contrários ao gasto.

Entidades promovem ação para divulgar evento olímpico

Elvira Nascimento

I112523.JPG

Sobrado dos Pereira, à direita, considerado uma das primeiras construções da cidade

Com objetivo de fomentar o comércio e aproveitando o revezamento da Tocha Olímpica, a Associação Comercial (Acicel) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vão sortear vales para os consumidores que fizerem suas compras na cidade.

No dia 12 de maio, a cidade de Coronel Fabriciano irá receber o revezamento da Tocha Olímpica e o comércio funcionará normalmente. Para incentivar os consumidores a fazerem suas compras e movimentarem o comércio local, a Acicel e CDL estão promovendo mais uma ação para presentear aqueles que comprarem nas lojas de Coronel Fabriciano.

Os clientes que fizerem suas compras nas lojas participantes da campanha “Um Amor de Presente” poderão tirar uma foto segurando a réplica da Tocha Olímpica, que está disponível nestas lojas. As fotos deverão ser postadas nas redes sociais usando a #TochaFabri para os clientes possam concorrer a dois vale-compras de R$ 100 cada.

As entidades sugeriram aos empresários que aproveitassem a oportunidade investindo na preparação da vitrine com cores relacionadas às olimpíadas e que, na hora da passagem da Tocha, todos estejam na porta da loja para participar deste momento único e memorável de Coronel Fabriciano.

“A nossa cidade vai entrar para a história com a passagem da Tocha e a participação de todos é muito importante para que esse dia seja inesquecível. Além disso, também será uma ótima oportunidade para alavancar nossas vendas e mostrar aos visitantes o quanto Coronel Fabriciano é acolhedora”, comenta o presidente da Acicel e CDL, Marco Túlio Lamounier.

As fotos com a réplica da Tocha poderão ser postadas até sábado (14) e o sorteio virtual dos vale-compras acontecerá na próxima segunda-feira, 16.