image (3)Casa Lar Esperança passa a abrigar a 5ª brinquedoteca
do Programa Brincadeira é coisa séria
(Foto: Lucas Prates / Hoje em Dia)

 

*Letícia Alves – Hoje em Dia

 

Poderia ser mais um espaço vazio e sem graça, mas o cantinho ganhou brinquedos e livros variados e hoje faz a alegria de crianças da Casa Lar Esperança Francisca de Paula Jesus. A instituição filantrópica, localizada no bairro Nova Esperança, região Noroeste de Belo Horizonte, atende crianças de 7 a 12 anos encaminhadas por juízes e conselhos tutelares. No local, foi implantada a 5ª brinquedoteca do Programa Brincadeira é Coisa Séria, que será inaugurada nesta terça-feira (28) pela Fundação CDL Pró-Criança.

Antes, o local abrigava uma biblioteca, que as crianças não costumavam frequentar. Na nova configuração os livros ganharam mais espaço, e as crianças, conforto. Há coleções especiais para eles, para leitura em um tatame colorido e em pufes. Brinquedos têm para todos os gostos, desde os mais modernos até os de montar.

“Elas estão ansiosas para a inauguração. Nesse espaço, poderão brincar e desenvolver o gosto pela leitura porque é mais aconchegante e lúdico. Antes, não tinham interesse de vir aqui”, disse a coordenadora da instituição filantrópica, Josiane Martins Soares Lamounier.

Solidariedade

A nova brinquedoteca tornou-se realidade graças à contribuição de mais de 600 pessoas que participaram da Corrida na Ativa. Toda a verba do evento, realizado no ano passado, foi destinada à montagem dos espaços em instituição que atendem crianças em vulnerabilidade social. O projeto também conta com apoio de comerciantes, que doam materiais, como tintas.

“A Fundação consegue envolver, nesse projeto, quem precisa (de ajuda) e quem quer ajudar. A ideia é estimular o aprendizado através da brincadeira”, afirmou o presidente da Fundação CDL Pró-Criança, Vilson Mayrink.

Voluntariado

Na manhã desta terça, a inauguração contará com a ajuda de voluntários, que vão proporcionar uma manhã de lazer para as crianças. Os interessados em ajudar nos projetos da Fundação CDL Pró-Criança podem se inscrever por meio do telefone (31) 3249-1791.

Projeto beneficia 320 crianças

O Projeto Brincadeira é Coisa Séria, da Fundação CDL Pró-Criança, beneficia 320 crianças em cinco brinquedotecas.
Três delas foram montadas com verba da Corrida na Ativa, realizada em junho de 2013. O valor arrecadado com as inscrições ainda será usado para a construção de mais uma brinquedoteca.