Opinião

Administrando Crises, criando oportunidades

2 Min leitura

Grande parte dos maiores inventos do mundo e das maiores empresas foram criadas justamente em momentos de adversidades. O ambiente hostil e de incertezas provocado pelos momentos de dificuldade é também um ambiente extremamente produtivo e propício para enxergar as possíveis oportunidades e desenvolver soluções que até então ainda não foram sequer pensadas.

Esse novo mercado que nasce trazendo para nós uma hiper competitividade, vai além do mundo real. Ele transcende as barreiras e as divisas territoriais e que é capaz de criar um outro mundo. Um mundo virtual.

E nesse novo cenário, o administrador precisa saber olhar para todos os lados, pois a concorrência não vem dos locais óbvios. Ela pode vir de qualquer lugar do planeta. Com isso, as empresas e pessoas que não estiverem preparadas passam a sofrer as consequências e denominam esse momento de crise. A crise então é um momento de transição de eras. A crise é uma resultante. E ela acontece por dois motivos: despreparo e negligência. Despreparo por não saber como lidar com o novo momento devido à falta de preparo. E negligência por não tomar atitudes que minimizem os efeitos da crise.

No atual cenário econômico, político e social que estamos vivendo posso afirmar que nós não temos certeza de nada! A única certeza que temos é que estamos em uma era de mudanças. Ou mudamos nossas atitudes, nossos comportamentos, ou seremos rapidamente engolidos. Talvez uma das pessoas que melhor soube explicar esse momento foi Darwin, que dizia que não é a mais forte das espécies que sobrevive, mas aquelas que melhor se adapta.

E estamos vivendo em uma espécie de darwinismo corporativo. Para continuar crescendo ou pelo menos, sobreviver, profissionais e empresas precisam se reinventar constantemente, estendendo isso aos seus produtos, seus serviços, à maneira de produzi-los e, inclusive, a maneira de comercializá-los. Não importa o tamanho de uma organização: ou muda ou morre. Acabou o espaço para a mesmice e mediocridade. Hoje estar na média já é estar entre os perdedores.

Se no universo corporativo nós estamos vivendo uma era de mudanças, que faz com que as empresas que não estão preparadas entrem em crise, no universo dos produtos, estamos na era das rupturas. A era da ruptura é o momento em que um produto que é extremamente útil, deixa de ser útil em função da criação de um novo produto.

O desafio, então, como administradores que querem vencer as crises e criar oportunidades é olhar para duas direções:

  1. Olhar para onde todos estão olhando e conseguir ver o que eles ainda não viram;
  2. Olhar para onde os outros sequer pensaram em olhar ainda.

É justamente aí que vamos encontrar as melhores oportunidades.

 SOBRE O AUTOR: Janderson Santos é Administrador, especialista em marketing e vendas, Coach e analista comportamental, empresário, escritor, palestrante, profundo pesquisador do comportamento humano e ilusionista. Como palestrante já realizou palestras no Paraguai, Japão e Brasil. Realiza mais de 60 eventos todos os anos e já alcançou um público superior a 500 mil pessoas.

 

 

 

Relacionados
BrasilCulturaGeralOpinião

Tendências: Você quer ser vestir bem? Então confira as dicas para a 'Primavera/Verão' deste ano com a Digital Influencer 'Morgana Natacha'

3 Min leitura
Chunky Sneakers (tendência de calçados confortáveis), saias com botões e looks com Poá (bolinhas), são algumas das dicas que a Digital Influencer Morgana…
Opinião

A Lei da Comprovação

12 Min leitura
*Escrito por:  ENG. Walter Rezende A lei da comprovação existe apenas simbolicamente, mas deveria ser instituída de forma obrigatória, rigorosa, extensiva a…
Opinião

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco

3 Min leitura
por músico Mano Goes Ler comentários de doentes de direita sobre os assassinatos de #marielle e seu motorista é de provocar enjoos e sentimentos…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.