BrasilCulturaNotíciasVariedades

Formações para escritores e mediadores de leitura refletem aspectos sociais e educacionais em favor da leitura e do conhecimento

2 Min leitura

Instituto Estação das Letras modifica seu modelo de atuação e consolida objetivos e tem aula aberta com Assis Brasil para falar como funciona na prática os Universos da Criação e da Leitura

Ingressar na carreira literária em um país de pouca leitura e fazer diferença na vida das pessoas é uma tarefa difícil e exige dedicação. Este desafio é ainda maior no Brasil, onde 48% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Por isso, o incentivo à produção da escrita é tão importante, assim como despertar o interesse de um público leitor ainda nos bancos escolares com práticas de mediações bem feitas de leitura.

Para quem necessita, portanto, exercitar práticas textuais, além de compreender melhor o universo dos livros – seus aspectos históricos, técnicos e socioeconômicos -, a nova fase, e que consolida os objetivos de sua fundação há 28 anos, do Instituto Estação das Letras com os cursos e Formação para Escritores e para Mediadores de Leitura é um prato cheio e está no hall de ações diferenciadas no cenário da cultura brasileira atual.

Segundo a fundadora e diretora do Instituto Estação das Letras, Suzana Vargas, essas Formações Literárias foram pensadas para dar organicidade ao que até então vinha sendo feito por meio de cursos livres.

O objetivo é aumentar o alcance a toda a comunidade de pessoas interessadas em Literatura, por meio de aulas 100% ao vivo e on-line. Mas, além dos escritores, educadores ou agentes culturais, que desejam compreender melhor esse universo, muito mais complexo do que inicialmente possa parecer, terão como ferramenta a Formação Literária para Mediadores de Leitura.

Neste contexto, para falar sobre esses Universos da Criação e da Leitura: a importância da formação literária para escritores e mediadores de leitura, o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil inaugura o semestre das Formações em aula aberta, gratuita, dia 1/3, quarta-feira, às 18h. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo iel@estacaodasletras.com.br e 21 99127-4088(WhatsApp).

Os professores e escritores-mentores envolvidos nos programas de Formação Literária para Escritores e para Mediadores de Leitura são nacional e internacionalmente conhecidos e compartilham da certeza de que “fortalecer a comunidade leitora de língua portuguesa, no Brasil e no mundo, é contribuir para a cidadania e uma cultura de paz”, diz Suzana Vargas. Entre eles estão: Antonio Carlos Secchin, Eucanaã Ferraz, Marcos Pasche, Carlinda Pate Nuñez, Luís Henrique Pellanda, Valesca de Assis, Arthur Telló, Marcia Cristina Silva, Ninfa Parreiras, José Castell e Luis Roberto Amábile.

Para escritores

Serão 160 horas de cursos e oficinas, distribuídas ao longo de 10 meses, no período entre março e dezembro, nos seguintes formatos: cursos obrigatórios, práticas textuais e cursos eletivos.

Para mediadores de leitura

Trabalhar com grupos de leitura pressupõe um entendimento amplo do livro, da leitura e da literatura, abrangendo aspectos históricos, técnicos e socioeconômicos. Serão 160 horas de cursos obrigatórios e eletivos, distribuídas ao longo de 10 meses, no período entre março e dezembro.

Outras informações sobre a grade de aulas, especificidades e horários em www.estacaodasletras.com.br.

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCulturaGeralNotícias

Para todos: “Capela Nossa Senhora Aparecida” em Mário Campos-MG é ampliada e revitalizada para oferecer mais conforto, atividades e oficinas gratuitas para a comunidade

7 Min leitura
Entrega do espaço, que tem à frente o Padre Edson Marques de Alcântara, foi realizada no dia 09 de fevereiro e contou…
BrasilCulturaGeralNotícias

Radiologia sem medos

2 Min leitura
Dr. Júlio Almeida, médico da VX Medical Innovation. Crédito: Ana Medeiros. Dr. Júlio Almeida, médico da VX Medical Innovation, desmistifica preconceitos e…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.