Cidades

Savassi recebeu neste domingo a 10ª edição da ‘Festa Tradicional Italiana’

2 Min leitura

Gastronomia, vinho, música e danças típicas da Itália ocuparam a Avenida Getúlio Vargas, Região da Savassi, na 10ª Festa Italiana. Segundo a Associação de Cultura Ítalo-brasileira (Aciba-MG), organizadora da festa, cerca de 50 mil pessoas participaram da confraternização. Já a Polícia Militar estima a presença de 10 mil pessoas no evento. Mais de 30 restaurantes ofereceram pratos típicos da culinária do país, como espaguete, polentas, pizzas e doces típicos. Em comemoração ao Dia da República da Itália, a proposta da festa é reunir ítalos-descendentes e brasileiros para festejar a data mais importante do calendário italiano.

Em clima de confraternização até o fim da tarde nenhuma ocorrência de destaque havia sido registrada pela Polícia Militar. O público elogiou elogiou a organização, mas reclamou das filas para comprar tíquetes e depois para apanhar o prato escolhido. Os estudantes Rauer Castro, 22 e Gabriela Menezes, 21, almoçaram pizza em clima de piquenique no canteiro da avenida Getúlio Vargas. “A festa é muito legal. É a primeira vez que venho. Assistimos a apresentação de danças e a segurança está boa. Só as filas é que são grandes demais”, diz o estudante.

Shirlei Viena gerente da pizzaria 6/8 estava satisfeita com o resultado da festa. Praticamente sem conseguir parar enquanto converssava com a reportagem ela calculou que venderia milhares de fatias a R$ 15. “Pretendemos vender cerca de 3 mil fatias.”

Com isso, além da tradicional feira com barraquinhas antidieta, a programação deste ano vem potencializada com outras manifestações culturais da Terra Nostra. A primeira delas é a mostra “Itália no Tempo”, que começa hoje no Sesc Palladium e, até o dia 24, apresenta seis filmes – um por dia, sempre às 19h30 – representativos da vasta cinematografia italiana dos últimos 70 anos.

“Não se trata de um número casual, já que neste ano a República italiana completa 70 anos, contados a partir do referendo contra a monarquia em junho de 1946”, esclarece Campalani. Segundo ele, o intuito da seleção foi justamente mostrar a evolução dos costumes e da sociedade do país nesse período.

Segundo a organização foram arrecadados 30 toneladas de alimentos para doação. Renzo Lucciola, diretor da Aciba não soube precisar os valores arrecadados pela festa, mas disse que a organização consome cerca de R$ 500 mil. “estamos satisfeitos com o resultado. Apesar da crise a festa recebeu um grande público e preservou o clima familiar. Temos máximo preocupação em não permitir situações como a venda de bebida alcoólica a menores”, disse.

O grupo de danças típicas italiana, Tarantolato marcou presença pela nona vez na festa e comemorou no e evento seus 15 anos de fundação. Mariza Fernandes, neta de italianos e fundadora do grupo, contou que ontem o destaque ficou com a tarantela, ritmo dançado em várias regiões da Itália. “Estamos fazendo 16 anos hoje e felizes em participar da festa desde sua primeira edição.”

“Minas é um exemplo da integração entre as comunidades brasileira e italiana, e a gente quis celebrar isso em 2016 com uma programação um pouco mais rica, que esperamos poder repetir nos próximos anos. Mas, por enquanto, vamos comemorar este que já deu muito trabalho”, celebra Campalani.

 

Relacionados
Cidades

Barras de Access ajudam a superar ansiedade do fim de ano

1 Min leitura
Especialista explica como lidar com as expectativas com a chegada do mês de Dezembro É muito normal que, ao final do ano,…
Cidades

Show "AMIGOS 20 ANOS - A HISTÓRIA CONTINUA" em Belo Horizonte muda para a Esplanada do Mineirão

1 Min leitura
O show Amigos 20 anos – A História Continua, que reunirá Chitãozinho, Xororó, Leonardo, Zezé di Carmargo e Luciano, agendado para o…
BrasilCidadesEconomia

Chega em Minas Gerais a primeira unidade do Instituto Ana Hickmann

1 Min leitura
Localizado em Contagem, o Instituto gera novas oportunidades para quem quer aprender mais sobre o mercado de beleza e estética O mercado…
Power your team with InHype

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.