Cultura

Darcy Ribeiro homenageado em seus 94 anos de nascimento

2 Min leitura
Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores, antropólogos e indigenistas do país, será homenageado na cidade de Niterói/RJ. O Núcleo de Educação Paulo Freire, com apoio do professor e deputado estadual Waldeck Carneiro, fará nesta quarta-feira (26/10), às 18h, o painel “A utopia da educação integral”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Neto, s/n, Centro, Caminho Niemeyer).
O evento, gratuito. abrirá com uma apresentação cultural de alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, do bairro de São Domingos, primeira escola de horário integral niteroiense, às 18h; já às 19h, será exibido um vídeo sobre a vida e a obra do mestre; e, fechando o evento, haverá uma conferência com a professora Lia Faria, implementadora dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEPs) no Estado do Rio de Janeiro ao lado de Darcy e Leonel Brizola, com o tema “Educação Integral em Darcy Ribeiro”.
As ideias de identidade latino-americana deo professor Darcy Ribeiro influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação do Brasil, no governo parlamentarista de João Goulart, realizou profundas reformas, o que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido ao golpe militar de 1964.
Ao lado de outro grande educador brasileiro, Anísio Teixeira, foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, elaborada no início da década de 1960, ficando também na história desta instituição por ter sido seu primeiro reitor. Redigiu o projeto, como funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961. Também foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Publicou vários livros, diversos deles sobre os povos indígenas.
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), Darcy Ribeiro, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de educação em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal – dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio Teixeira.
SERVIÇO
Painel: A Utopia da Educação Integral – Darcy Ribeiro
Teatro Popular de Niterói (Rua Jornalista Rogério Neto, s/n, Centro, Caminho Niemeyer)
26/10 (Quarta-Feira) – 18h
Evento Grauito

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Cidade Junina 2024: o maior festival junino de BH está de volta

1 Min leitura
Cidade Junina – BS Fotografias. A capital mineira vai receber o evento em junho e julho  A naSala acaba de anunciar uma…
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.