Cultura

Grupo Formosura apresenta a peça “Frei Tito: vida, paixão e morte” no espaço Galpão Cine Horto em Belo Horizonte

2 Min leitura

Da peça. No palco a arte revela a história, a política, a vida. Em cena, a interpretação de quatro atores e um multi-instrumentista. Neste cenário, o Grupo Formosura de Teatro de Fortaleza-CE, com 30 anos de atividades, apresenta “Frei Tito: Vida, Paixão e Morte”, a biografia de um dos maiores símbolos de resistência na luta contra o regime militar, que no último mês de setembro completaria 70 anos em vida.

O espetáculo uma reedição da peça escrita no final dos anos 80 teve montagem realizada pelo grupo Formosura, no ano de 2013, e texto, um gênero de reportagem teatral, do premiadíssimo ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme e direção artística da talentosa atriz Graça Freitas. No elenco, os atores Willian Mendonça, Leonardo Costa, Maria Vitória e a direção musical de Rami Freitas.

A ideia do grupo cearense de circular com o espetáculo nos locais em que Frei Tito, passou em vida, antes de ir para o exílio, se concretizou. A peça com classificação etária de 12 anos, já passou pelo Teatro Apolo de Recife-PE, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, e nos próximos dias 16 e 17 de julho, em duas sessões, nos horários das 18h e 20 horas, se apresenta no Galpão Cine Horto em Belo Horizonte. Depois segue para São Paulo fechando o circuito do projeto premiado pela FUNARTE Myrian Muniz/2014 para circulação da peça.

 

QUEM SOMOS

Oriundo do grupo Independente de Teatro Amador – “GRITA”, nasce em 1985, no cenário artístico cearense, o Grupo Formosura de Teatro. Em sua bagagem a herança trazida do GRITA, com as montagens de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, O Evangelho Segundo Zebedeu de César Vieira, Fala Favela de Adriano Spínola, O Pão, O Caldeirão, O Filho do Herói, os três trabalhos de autoria de Oswald Barroso. Sob a direção artística de José Carlos Matos (falecido em 1982) O GRITA propôs-se à importante tarefa de vincular o teatro à arte da periferia e aos movimentos sociais urbanos.

É dentro desta articulação do universo da cultura da periferia urbana de Fortaleza e do teatro que se calçava fortemente na sua dimensão de práxis política e investigação estética, que surgirá o Grupo Formosura.

SOBRE FREI TITO

Tito de Alencar Lima nasceu em setembro de 1945 e morreu em agosto de 1974, aos 28 anos. Frade dominicano, ele e outros companheiros ajudavam guerrilheiros comandados por Carlos Marighella durante a ditadura. Foram presos, torturados e exilados. O frade cearense foi o primeiro a denunciar, por documento, as torturas que aconteciam em operações militares. “Angustiava-me a possibilidade de os outros padres sofrerem o mesmo. Era preciso pôr um fim àquilo. Só havia uma solução: matar-me”, disse frei Tito em carta redigida dentro do presídio.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Autor do Texto: Ricardo Guilherme

Diretora Artística:  Graça Freitas

Elenco: Leonardo Costa, William Mendonça e Maria Vitória

Direção Musical: Rami Freitas

Montagem:  Grupo Formosura de Teatro

Classificação: 12 anos

 

SERVIÇO

Peça “Frei Tito: Vida, Paixão e Morte”
Local: Galpão Cine Horto

Endereço: Rua Pitangui, 3613, Horto – Belo Horizonte – MG

Dias: 16 e 17 de julho

De sábado e Domingo

Duas sessões: 18 horas e 20 horas

Inteira: R$ 20,00

Meia: R$ 10,00

Classificação: 12 anos

Informações ingressos, horários e datas em BH: (31) 3481.5580

Ingressos antecipados: www.sympla.com.br

 

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.