28 de abril de 2016. O setor supermercadista mineiro cresceu 3,97% no primeiro trimestre deste ano frente ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todo o Estado. Na comparação de março deste ano, mês de referência da pesquisa, com março de 2015, o resultado foi ainda maior e ficou em +7,49%.
Ante fevereiro deste ano, também houve crescimento com resultado de +6,80%. Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
A expansão está relacionada a dois fatores principalmente. Na comparação com fevereiro deste ano, na opinião dos supermercadistas, o desempenho foi favorecido pelo maior número de dias do mês e pela Páscoa.
Foi também a Páscoa que puxou o crescimento tanto em relação ao mesmo mês de 2015, quanto no acumulado dos três meses. É que naquele ano, a Semana Santa, a segunda melhor sazonalidade, ocorreu praticamente na totalidade em abril e os resultados foram computados fora do primeiro trimestre.
O mesmo vale na comparação de março de 2016 com março de 2015, por que enfraquece a base de comparação, que havia sido negativa em 0,37% sobre o mês de 2014.
Variação Regional em MG:
MÉDIA TOTAL: | 6,80% |
Central: | 6,51% |
Centro-Oeste: | 5,58% |
Norte/Noroeste: | 4,55% |
Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha: | 6,84% |
Sul: | 6,52% |
Triângulo/A. Paranaíba: | 8,15% |
Zona da Mata: | 7,37%
|