Gastronomia

Amigo, desce mais uma!

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Consumo de cerveja em embalagem de vidro garante sabor e demais propriedades da bebida

Ela está na mesa do bar, no churrasco com os amigos e até no sofá de casa. Tomar cerveja em garrafa de vidro é quase uma preferência nacional, tanto pela estética quanto pela visão mercadológica, já que o produto ganha maior destaque nas gôndolas nesse tipo de embalagem. Mas, além da questão cultural, há também fatores técnicos que indicam vantagens das garrafas de vidro.

O recipiente em que a cerveja é consumida pode influenciar na percepção dos sabores, por exemplo. Apesar de o produto ser sempre o mesmo, independentemente do tipo de embalagem, o processo de pasteurização e envase muda de acordo com o material escolhido, podendo o líquido receber mais ou menos CO₂ para garantir sua qualidade.

Para uma boa experiência, a cerveja precisa ter carbonatação adequada. Nesse sentido, as garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o gosto da bebida seja levemente mais acentuado. “Quando a carbonatação é perdida, o resultado é o pior possível, pois a entrada de ar, que normalmente provoca oxidação da cerveja, é fatal. Nas garrafas de vidro, o risco de perda de CO₂ pela tampinha é bem menor”, explica Thomé Calmon, sócio da cervejaria pernambucana DeBron Bier.

Outra vantagem do vidro é a impermeabilidade do material, que impede a entrada de oxigênio e evita reações químicas. “Ele mantém a carbonatação e a vida útil da cerveja, sem falar que o vidro não passa sabor para bebida, não tem nenhuma interação com o líquido”, diz Thomé.

Com a evolução das tecnologias de envase, as diferenças entre tipos de embalagens têm ficado cada vez menores, mas na boca do freguês a garrafa de vidro ainda é queridinha nacional. “Ela tem um apelo cultural muito forte, sobretudo quando se trata de cerveja artesanal. Se o rótulo tiver um design diferente ou uma tecnologia inovadora vai despertar a curiosidade. Uma embalagem bonita agrega muito ao produto e estimula a escolha do consumidor”, afirma Thomé, que apostou na tecnologia e adotou em todos os rótulos da DeBron um modelo de garrafa que controla o colarinho da cerveja.

“Os clientes adoraram, é um sucesso. A tecnologia MyPour desperta o interesse pelo design e ficamos muito felizes com o resultado”, conta Thomé. A cervejaria fabrica atualmente seis variedades de cerveja e pretende lançar mais quatro ainda em 2017, com destaque para uma Imperial Stout envelhecida em barril de carvalho. Os rótulos podem ser encontrados em Pernambuco, na Paraíba e no Ceará, mas há previsão de chegada em cidades do sudeste do país até o final do ano.

Sobre a DeBron Bier

A DeBron Bier é referência na produção de cervejas artesanais no Nordeste. Criada em 2015, em Pernambuco, a cervejaria conta com a produção de chopes artesanais para abastecimento dos principais bares da região. Criada com o objetivo de popularizar o consumo de cervejas especiais, a marca segue a lei da pureza alemã e oferece serviços e produtos de qualidade. Para saber mais, acessewww.DeBronBier.com.br.

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. Com uma receita de US$ 6,2 bilhões em 2015, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 27.000 pessoas em 80 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, únicas e rentáveis em um mercado global crescente. No Brasil, a empresa também atua com as marcas CISPER e CIV, no segmento de utilidades domésticas para o consumidor final e o mercado profissional. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para obter mais informações, acesse www.o-i.com.

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