CidadesCulturaGeral

Banda Rottina Hurbana se apresenta no “Festival Rock Tonelada” no dia 15 de agosto

5 Min leitura
Grupo toca também no dia 22 de agosto no Aquecimento da
premiação do Prêmio Mineiro de Música Independente (PMMI)

MG_8382-1

Após uma rigorosa seleção que contou com a participação de 50 bandas, o grupo de Rap-Rock, Rottina Hurbana foi escolhido entre os 8 melhores para se apresentar no “Festival Rock Tonelada 2015”, que acontece dentro do evento (Descontorno Cultural) no dia 15 de agosto, de 13h às 22h no Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, nº. 185 bairro Urca). A banda formada por Juninho (vocalista), Danilo (guitarrista), Ettor (baixista) e Ted (baterista) foi ganhadora da 4ª edição do Prêmio Mineiro de Música Independente (PMMI) de Minas Gerais’ com a apresentação do seu primeiro CD Interrogação, gravado em 2013. De lá para cá o grupo vem atraindo mais fãs do estilo, principalmente por causa das letras que falam sobre o cotidiano e as questões sociais. Além disso, vem ganhando também espaço na mídia e o reconhecimento de jornalistas da área de cultura por causa das apresentações frequentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Festival Rock Tonelada tem entrada gratuita e a banda será a primeira a se apresentar.

De acordo com o produtor cultural Marcelo Drussi, do Centro Cultural Pampulha, muitos materiais foram analisados até a escolha das 8 melhores bandas para se apresentarem no Festival “Foram cerca de 50 bandas que se inscreveram e que por sinal acabam com o mito de que o Rock acabou. Destas 50, praticamente 45 foram de músicos autorais. Recebemos um número de material muito grande e a qualidade foi extrema. Fizemos uma audição e ficamos quase 1 mês analisando o material de cada banda até chegar ao resultado final. Os critérios de seleção foram embasados na diversidade. Vamos ter Trash Metal, Punk Rock e outros estilos como o Rap-Rock da banda Rottina Hurbana que foi escolhida pelo som e pelo material deles que é bem diferenciado A grade de bandas mostra que só procuramos escolher grupos que estão no underground”, relata.

rottinahurbana-650x330

Para os integrantes do grupo Rottina Hurbana, tocar no Festival e ser escolhido entre as melhores bandas, foi um privilégio. “É sempre um prazer saber o que o nosso trabalho tem agradado ao público, a banda tem se esforçado e dado o seu melhor para fazer as musicas. Temos nos esforçado também para fazer um show em que as pessoas se identifiquem com a mensagem. Saber que nosso esforço tem nos colocado em uma posição de destaque nos deixa muito alegres. Só temos a agradecer a deus e aos fãs que tem nos prestigiado com essa graça”, comentam.

Segundo eles, ser uma das bandas escolhidas entre as 50 que se inscreveram, reforça a  força da banda na região. “O bacana de tocar no Festival e estar entre as escolhidas é por que já temos uma presença no trabalho que acontece na região. Já conhecendo o trabalho da banda, como já fizemos à abertura e o lançamento do nosso CD lá é muito bom. Todos os festivais que temos participando temos ficado entre as 10 por isso vemos que o trabalho da banda vem sendo reconhecido e por ser uma banda autoral o nosso diferencial está ai. O legal é que o público também tem percebido isso. Só temos que agradecer a força e vamos continuar a produzir e fazer shows sempre de qualidade para o público”, relatam.

Aquecimento PMMI

No dia 22 de agosto, a banda Rottina Hurbana também participará do Aquecimento da premiação do PMMI que acontece na Hangar Deck Beer (Av. João César de Oliveira 403 – Eldorado). De acordo com o idealizador do evento, Rônei César, será um aquecimento bastante animado. “O objetivo já é a preparação final e uma amostra do trabalho que as bandas vem fazendo. O evento começa a partir de 19h. Cerca de 8 a 9 bandas devem se apresentar. Os ingressos já estão disponíveis pelo valor de R$15 (duplo) ou seja, a pessoa poderá levar acompanhante. Será um aquecimento bastante animado para os fãs que curtem o bom Rock. Os ingressos estão disponíveis pelo: facebook.com/premiomineiro.org ”, adianta.  Para os integrantes do Rottina Hurbana, será uma participação animada. “Tocar no aquecimento será uma continuação da nossa premiação, já que pegamos o diploma recentemente. Será uma nova porta de oportunidades para a banda e todo mundo está ansioso para este dia chegar. Vamos dar o melhor e queremos aproveitar ao máximo essa oportunidade que o PMMI nos deu. Agora é a hora de dar uma resposta ainda maior, pois vamos estar mais qualificados para esse show, podem apostar”.

Repertório recheado

Em relação ao repertório que eles tocarão nas apresentações, os integrantes afirmam que vão tocar as canções que estão no disco Interrogação. Eles esperam que o público se identifique com a mensagem que a banda carrega. “Nós esperamos que a energia que a banda tem possa tocar o coração da galera. Nossa função como artista é extrair e transmitir emoção ao público no mais alto nível que se possa imaginar, tanto que para essa apresentação seguiremos o repertório que já vem sendo divulgado nos shows com as canções inclusas no disco Interrogação”, concluem.

História                              

Rottina Hurbana é uma banda de Rap Rock de música autoral de Belo Horizonte/MG, formada em Agosto de 2009. Seus integrantes são: Juninho (vocalista), Danilo (guitarrista), Ettor (baixista) e o Ted (baterista). A banda vem marcando presença nos eventos independentes de BH, como, o Pampulha Rock, Rock da Regina, Periférico Rock, O Coletivo e outros ocorridos no teatro Marília, Matriz, A Obra e Parque Lagoa do Nado. Conquistaram popularidade no ano de 2012 e reconhecimento de seu trabalho autoral no Festival de Férias realizado em Contagem/MG. Além disso, já concorreram ao prêmio do concurso Minas Music Festival.

Em 2013 eles lançaram o EP Interrogação e conquistaram o 1° lugar na rádio Rock L7 do Rio de Janeiro com seu single “Homem Bomba”. Também no mesmo ano, foram uma das bandas mais requisitadas na Web Rádio Rock Club Live, de São Paulo/SP.   O som da banda é marcado por composições críticas embasadas em acontecimentos sociais com influências do Rap com batidas do Rock.

Já foram entrevistados pelo Jornal e Revista Correio Eletrônico, pelo jornal Edição do Brasil, pelo programa Palco 2 Alternativo de Betim/MG, pela rádio Itatiaia BH/MG, pelo Divulgação de Notícias-MG, Por Dentro de Minas, Por Dentro do Rio de Janeiro,  marcando presença também na TV Universitária, no programa Descolado divulgando o EP Interrogação. Em dezembro do mesmo ano foram à banda mais bem votada e ganharam a promoção da produtora WT Rock para gravação exclusiva de um vídeo clipe com a música “Todo Dia É Pouco”. Além disso, participam da trilha sonora “Jogo Armado” que também é o nome do jogo digital produzido por universitários do curso de Jogos Digitais da Universidade FUMEC.

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.