Moda – TV – Cinema
Diversos fatores estão envolvidos em um processo de escolha. A grande vantagem da carreira artística quando se pensa em escolha profissional, é que as pessoas podem vivenciar antes de se profissionalizarem (quer seja desfilando, fotografando, pintando, esculpindo, atuando como ator ou até mesmo fazendo pequenos filmes, cantando, tocando instrumento, mágica), enfim se descobrindo.
Arte do programa ”TV Moda’
(Foto: Divulgação)
Isso contribui bastante na decisão. Há diferenças entre ser amador e profissional, mas a pessoa se aproxima da área e pode conhecer com mais apuro a realidade da profissão, as vantagens e dificuldades. Assim, o ideal está em fazer um curso de Teatro. Não ser extrovertido não é empecilho para o exercício da profissão de ator. A pessoa “aprende” a se desinibir e principalmente se expor.
Mercado >>
O mercado de trabalho na área de artes não é fácil e não funciona exatamente como na maioria das outras profissões. Há de certo o trabalho no Teatro, na TV e no Cinema, mas dá para imaginar que seja muito competitivo. Não há garantia de sucesso na profissão, pois exige sacrifício e não permite vacilo no quesito estudo. Quem quiser ser apenas celebridade não vai resistir. Não basta ter sorte, beleza e (ou) talento, é preciso ler e estudar bastante, aliás o estudo é sempre a raiz dos bons resultados. A disputa é muito grande, por isso, você tem de se preparar.
O que vejo, é que muita gente se concentra no resultado e não no processo. Eu estou sempre me preparando e indico isso para todo mundo!
* Texto baseado nas informações da TV Globo e
do Guia do Estudante – Editora Abril.