CidadesCulturaGeral

Mineiros lêem mais que a média brasileira

4 Min leitura

Dado foi apresentado na quarta-feira (19), em encontro realizado na Bienal do Livro de Minas; índice de leitura no Estado é de 3,2 livros nos últimos três meses, contra 2,8 títulos no Brasil

SilvianoSantiago_Galadeabertura

A Câmara Mineira do Livro (CML) promoveu nesta quarta-feira (19) durante a quarta edição da Bienal do Livro de Minas, um debate sobre o guia “O Livro em Minas Gerais – O que se lê e o que se produz”. O material contém todas as informações de editoras, distribuidoras e livrarias do estado, além de uma pesquisa inédita e minuciosa sobre o hábito da leitura entre os mineiros. Entre os dados apurados está o índice de leitura em Minas Gerais, que é de 3,2 livros por nos últimos três meses, superando o índice brasileiro, equivalente a 2,8 livros no período. Participaram do encontro a presidente da Câmara Mineira do Livro (CML), Rosana Mont’Alverne; o diretor da CML e organizador do estudo, Zulmar Wernke; a pesquisadora da Data Cultura, responsável pelo levantamento, Marta Procópio; e o proprietário da Rede Leitura, Marcus Teles.

 

A pesquisa apresentada no evento usou como base os hábitos de leitura detectados em Belo Horizonte e em oito cidades polo e teve como objetivo compreender a prática da leitura dos mineiros não só do ponto de vista dos leitores, mas também dos tipos e partes de livros. “Muitas vezes a pessoa lê de três a cinco livros ao mesmo tempo, seja na escola ou na faculdade ou pelo hábito de gostar de leituras diferentes, principalmente impressos e outros suportes como jornais e revistas. Livros nem sempre são a leitura principal”, disse a pesquisadora. Ela destacou, ainda, o aumento expressivo de textos na internet e de livros eletrônicos.

 

De acordo com Marta, em Belo Horizonte e nas oito cidades polo pesquisadas, o índice de leitura, que inclui livros ou parte de livros, é mais alto do que a média em Minas Gerais e no Brasil. Entre as cidades mineiras com maior índice de leitura estão Poços de Caldas, no sul de Minas, e Juiz de Fora, na Zona da Mata. “As cidades que têm um alto índice de leitura costumam ter mais universidades e equipamentos culturais como cinema, teatro e centros de cultura”, explicou Marta Procópio. Em contrapartida, cidades que não têm livrarias e bibliotecas têm um índice de leitura muito baixo. “Com exceção de Juiz de Fora e Poços de Caldas, metade da população mineira não lê nenhum livro. Em Governador Valadares, por exemplo, 60% da população ou não lê ou lê apenas até um livro por ano. Essas regiões precisam de um grande trabalho para melhorar o índice de leitura”.

 

Marta também destacou que o percentual de pessoas que lêem mais de 10 livros por ano é alto. “Se a pessoa tem o hábito da leitura, é comum que leia muito, incluindo livros inteiros, partes de livros ou textos na internet”, relatou. O guia “O Livro em Minas Gerais” aponta que as mulheres lêem mais do que os homens. A pesquisa mostra, também, que os povos de etnia branca lêem mais do que os negros, pardos e amarelos. A maioria das pessoas diz não gostar de ler por falta de tempo e de paciência ou por preferir outro tipo de entretenimento. Dinheiro não é o problema. “É um mito afirmar que livro é caro no Brasil”, arrematou. Os dados mostram que os principais concorrentes da leitura, incluindo jornais e revistas, são televisão, rádio e internet/redes sociais, sendo os dois últimos suportes respectivamente o quinto e o sexto no ranking das práticas culturais de leitura mais importantes e que tendem a aumentar.

 

Zulmar Wernke, diretor da Câmara Mineira do Livro, parabenizou o excelente trabalho e ressaltou a importância de se trabalhar as regiões onde o índice de leitura é baixo. Segundo ele, em Minas Gerais existem 77 editores de livros, 56 distribuidoras e 371 livrarias. “Em 2012 havia 680 livrarias. Hoje são 371. Na minha opinião, essa redução se deve aos critérios aplicados. Avaliamos aspectos com a multiplicidade, diversidade, entre outros critérios para distinguirmos o que é uma livraria e o que não é”, disse.

 

Marcus Teles, proprietário da Rede Leitura, relatou que as livrarias médias possuem cerca de 30 mil títulos e 60 mil livros e que a média de títulos das livrarias maiores é de 60 mil títulos e 120 mil livros. Em relação ao e-book, Marcus disse que apenas 4% das distribuidoras comercializam livro eletrônico. “O livro digital começou a ser comercializado mais fortemente em 2012 com a chegada da Amazon, que domina dois terços do segmento. Atualmente, o número de e-books no mercado ainda é incipiente. O livro eletrônico não substituirá o livro impresso”, finalizou.

 

Bienal do Livro Minas

Promovida pela Fagga | GL events Exhibitions em parceria com a Câmara Mineira do Livro, a Bienal do Livro de Minas 2014 é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura. O evento terá 160 expositores entre os maiores livreiros e editores do país. Mais informações estão no site: www.bienaldolivrominas.com.br.

 

Fagga | GL events Exhibitions 

Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

 

SERVIÇO – IV Bienal do Livro de Minas Gerais 2014

Data: 14 a 23 de Novembro de 2014

Local: Expominas | Avenida Amazonas, 6.030 – Bairro Gameleira | Belo Horizonte, MG

 

Site: www.bienaldolivrominas.com.br Contato: bienaldolivrominas@fagga.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO

(31) 3312-0395 / (31) 9120-5295

 

Duda Las Casas – duda@etccomunicacao.com.br

Núdia Fusco: nudia@etccomunicacao.com.br

Fernanda Pereira – fernanda@etccomunicacao.com.br

Helga Campos – assessoria@etccomunicacao.com.br

Relacionados
BrasilCidadesCulturaNotícias

Boca Livre faz estreia nacional da turnê de lançamento de "RASGAMUNDO" em BH

8 Min leitura
O show acontece na capital mineira em 31 de maio (sexta-feira) no Teatro Sesc Palladium   A banda Boca Livre, com uma trajetória musical…
BrasilCulturaGeralNotícias

Serginho Marques celebra 40 Anos de carreira com show especial no Palácio das Artes

3 Min leitura
Apresentação será realizada no dia 26 de maio, domingo, com 12 convidados que se juntaram em prol do anfitrião, diagnosticado há três…
BrasilGeralMinas GeraisNotícias

ÚLTIMOS DIAS DO MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DO MUNDO EM BELO HORIZONTE

3 Min leitura
Temporada mineira do Pula Pula Park está na reta final e atração preparou condições especiais para o público viver essa experiência Quem…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.