CidadesGeral

Palitos de dente: vilão ou mocinho para a saúde bucal?

1 Min leitura

Entenda os riscos que este tipo de objeto pode trazer para os dentes

É muito comum encontrá-los em mesas de restaurantes ou procurar por eles após alguma refeição. Afinal, na falta de uma escova de dente ou fio dental, quem nunca utilizou um palito de madeira para retirar restos de comida incomodando na boca? Porém, este hábito não é considerado saudável pelos especialistas. Na realidade, limpar a boca utilizando este tipo de objeto pode ser considerado um risco à saúde.

A cirurgiã dentista Renata Amorim, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, esclarece que o principal motivo para evitar o uso de palitos de madeira na higiene bucal é que simplesmente eles não foram desenvolvidos para essa finalidade. “Ao contrário do que muita gente imagina, os palitos de dente têm função completamente contrária ao que é utilizado, na maioria das vezes. O grande problema, é que o palito pode causar diversos transtornos e prejudicar permanentemente os componentes da boca”.

A dentista explica que além de machucar a boca causando pequenas feridas, o uso constante desse tipo de material pode trazer, até mesmo, infecções bucais, erosões nos dentes, recessão gengival, entre outras doenças. “Além disso, a ideia de que é possível limpar a boca com o palito é completamente equivocada. Na realidade, ele ajuda a empurrar resíduos para o canto dos dentes, causando maior incidência de placas bacterianas e, consequentemente, cáries”, alertou Renata.

O que fazer?

A especialista indica que a melhor maneira de limpar os dentes e evitar qualquer tipo de problema é através da escovação adequada. “Para não correr o risco de utilizar algum objeto inadequado, o recomendado é sempre levar uma escova, pasta de dente e/ou fio dental dentro da bolsa. Dessa maneira, a limpeza será feita de forma eficaz sem prejudicar nenhum aspecto bucal”, garantiu Amorim.

Fonte: Renata Amorim, cirurgiã dentista, especialista em implantodontia e sócia da Clínica Vitácea Odontologia, em Belo Horizonte (www.vitacea.com.br).

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.