BrasilEconomiaGeralNotícias

Restituição do IR: como investir os valores para gerar rendimentos adicionais

2 Min leitura

Jéssica Oliveira- Gerente Regional MG da XP Inc.- Crédito: Divulgação.

 

Especialista da XP dá dicas de como utilizar os valores de forma inteligente, seja para quitar dívidas ou fazer investimentos

Nesta semana foi pago o segundo lote de restituições do Imposto de Renda. Contemplando também restituições residuais de anos anteriores, 4.250.448 contribuintes receberam R$ 6,3 bilhões. O dinheiro extra que entra na conta pode ser utilizado para pagar dívidas ou gerar rendimentos por meio de investimentos.

A líder regional da XP Investimentos em Minas Gerais, Jéssica Oliveira, lembra que o ideal é começar usando o dinheiro para colocar as contas em dia e depois partir para os investimentos. “O valor recebido na restituição é uma boa oportunidade para organizar as finanças e escapar da cobrança de juros”, alerta. Para quem pretende investir os valores, a executiva observa que “o panorama é bem interessante para renda fixa como um todo, com remunerações bem atrativas”.

O atual cenário da Selic, em 13,25%, proporciona um bom momento para opções que rendem de acordo com essa taxa. “Para pessoas que têm o perfil mais conservador, vale a pena pensar em ativos pós-fixados, que se beneficiam da alta na Selic, uma vez que sua remuneração acompanha a taxa básica de juros”, explica Jéssica Oliveira. Pessoas com o perfil mais aberto a riscos, podem optar por ativos como ações, fundos imobiliários, fundos alternativos e também operações estruturadas.

A especialista lembra que, independentemente do tipo de perfil e produto escolhido, é importante observar investimentos que compensem a inflação. “Por questão muitas vezes cultural, as pessoas costumam guardar valores em produtos como a poupança, por exemplo. Atualmente, isso gera rendimentos abaixo da inflação, ou seja, perde-se o poder de compra. É fundamental aplicar o dinheiro em opções que corrijam a inflação, a fim de buscarmos um ganho real”.

 

Calendário de restituições vai até setembro

Quem ainda não recebeu os valores devidos do Imposto de Renda já pode se planejar para este momento. O calendário de restituições segue até o mês de setembro. O 3º lote está agendado para o dia 29 de julho, o 4º lote para 31 de agosto e o último pagamento em 30 de setembro.

Para consultar a sua restituição, basta acessar o site da Receita Federal.

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCulturaGeralNotícias

Para todos: “Capela Nossa Senhora Aparecida” em Mário Campos-MG é ampliada e revitalizada para oferecer mais conforto, atividades e oficinas gratuitas para a comunidade

7 Min leitura
Entrega do espaço, que tem à frente o Padre Edson Marques de Alcântara, foi realizada no dia 09 de fevereiro e contou…
BrasilCulturaGeralNotícias

Radiologia sem medos

2 Min leitura
Dr. Júlio Almeida, médico da VX Medical Innovation. Crédito: Ana Medeiros. Dr. Júlio Almeida, médico da VX Medical Innovation, desmistifica preconceitos e…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.