Literatura

Edições SM fornece material gratuito para professores trabalharem a Campanha da Fraternidade 2017 em sala de aula

2 Min leitura

Material tem o objetivo de incentivar educadores e educandos a viver em sintonia com cada bioma que compõe o Brasil e a respeitar seus respectivos povos

Nesta semana, começa a Campanha da Fraternidade de 2017, com o tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e diversidade da vida” e o lema “cultivar e guardar a criação”, e a SM preparou um material especial para os professores trabalharem nas escolas durante o ano letivo.

Disponibilizado para download, o material traz planos de aula baseados no tema da Campanha da Fraternidade que auxiliarão o professor a trabalhar o assunto em sala de aula. Trata-se de um caderno de atividades com sequência didática para os anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O professor poderá escolher e adaptar conforme os diferentes contextos e as realidades escolares, bem como inovar a partir da sua experiência e do conhecimento dos seus educandos.

As atividades visam contemplar os objetivos de aprendizagem do Ensino Religioso assinalados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tendo em vista favorecer a integração do conhecimento em diálogo com o contexto sociocultural do país. Neste sentido, as atividades sugeridas possuem potencial interdisciplinar, o que permite um diálogo com outras áreas de conhecimento, no planejamento de projetos de ensino que venham a fortalecer uma aprendizagem cooperativa e significativa dos educandos.

“O material não será comercializado. Trata-se de uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita para as escolas, o que reforça o compromisso da SM com as instituições de ensino brasileiras.” afirma Janaína Paim, Gerente do Núcleo de Escolas Católicas do grupo no Brasil.

Confira os materiais aqui:

Ensino Fundamental I: https://goo.gl/yImvqt
Ensino Fundamental II: https://goo.gl/wWAaLH
Ensino Médio: https://goo.gl/fbGE8Y

Sobre a Campanha da Fraternidade: É realizada todos os anos pela CNBB –Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Trata-se de uma campanha que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. É marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõem uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos.

Sobre o grupo: A SM nasceu formalmente em 1937, com o trabalho docente de religiosos da ordem Marianista, na Espanha. A, SM defende uma educação integral, que considera o indivíduo em suas múltiplas dimensões e se preocupa com os valores e princípios cristãos para a formação do cidadão e da sociedade. Com 80 anos de existência, o Grupo SM permanece fiel a seu espírito de origem e ao compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos países onde atua. Essa inciativa é materializada em forma de um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: (1) por meio das editoras do Grupo, a elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos, literatura infantil e juvenil, informativos, dicionários e livros para o Ensino Religioso e de idiomas, e (2) no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da Educação e levar docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em dez países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários dedicados a esse projeto. No Brasil, atua desde 2004.

Relacionados
BrasilLiteraturaNotíciasRio de Janeiro

Poemas de Niterói — 3º volume provoca o leitor a olhar para a linha do próprio tempo e tateá-la nas frestas

2 Min leitura
O terceiro volume de Poemas de Niterói (Autografia) reúne poesia — como um modo de partilha que se faz quando se é capaz de…
BrasilCulturaLiteraturaRegiãoSul

Instituto Estação das Letras inaugura formações literárias para Mediadores de Leitura e Escritores e reforça a importância da profissionalização

2 Min leitura
Considerada um dos grandes desafios da educação brasileira, a formação de leitores passa pela necessidade de profissionais capazes de estimular os potenciais leitores….
BrasilCulturaLiteraturaSão Paulo

Único na história da humanidade, livro de sonetos de terror agraciado pelo Prêmio ABERST de Literatura 2021 é lançado

2 Min leitura
Retomar os terrores não pandêmicos, que causam dores particulares desde sempre, é o convite do sonetista Eduardo Maciel em SonetERROR (Autografia), quarto…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.