Tecnologia e TI

Como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil

3 Min leitura

Comprar um celular novo não é tão simples quanto entrar em lojas de tecnologia no Rappi e pedir um aparelho qualquer. É importante aprender como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil, de modo a poder adquirir aquele aparelho que faz mais sentido para você. Afinal de contas, cada pessoa tem um nível de uso do celular e precisa de um aparelho específico para si.

Por exemplo, hoje em dia existem aparelhos com mais de 100 megapixels na câmara. Ao mesmo tempo, existem outros com maior proteção e resistência. Existem aparelhos para jogar e outros para só usar as redes sociais e curtir. Existem baterias que duram muito tempo e sistemas de proteção que usam o rosto da pessoa para desbloquear o celular. Enfim, são muitas as funções diferentes.

É por isso que não é tão fácil quanto parece comprar um novo celular. Mas como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil? Confira algumas dicas a seguir!

Como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil em 4 dicas

1. Fotografia como prioridade

Se você é uma pessoa que gosta de tirar fotos, seja por lazer ou para o trabalho, busque smartphones não só que tenham uma boa resolução de câmera (acima de 8 Megapixel) mas também com um bom processador de imagens. Para vídeo, busque aparelhos que gravam em HD ou 4K. Alguns até gravam em 8K atualmente.

Alguns smartphones são focados na produção de imagens, e contam com uma nova tecnologia que consiste em uma série de câmeras que disparam para formar a melhor imagem. Outros têm aplicativos inteligentes para melhorar iluminação, ângulo e outros efeitos.

O celular deve ter também memória expansível para dar conta da quantidade de vídeos e imagens que irá produzir.  O ideal é que você tenha pelo menos 500 gigas para isso, mas sabendo que é possível ir até 1 terabytes sem problemas.

2. Performance como prioridade

Se você gosta de assistir muitas séries, filmes, ou tem um trabalho que exige muitos aplicativos de uma vez, a sua prioridade é a performance do celular. Ela pode ser medida pelo processador e pela memória RAM:

  • Processador: Ele tem diferenciações de núcleos, sendo quad, hexa ou octa-core, e diferenciações de velocidade, em GHz. Quanto maior a quantidade de núcleos, maior a quantidade de tarefas simultâneas que o smartphone consegue performar. Quanto maior o número de GHz, mais rápido ele irá desempenhar essas tarefas.
  • Memória RAM: É a memória dedicada à performance dos aplicativos. Programas que contém mais informação, como vídeos ou jogos pesados, consomem mais memória RAM, e programas com mais texto consomem menos. Quanto maior o tamanho da Memória RAM, menor a chance de seu celular travar ao abrir múltiplos aplicativos.

A bateria é um fator importante para a performance, já que celulares com pouca duração de bateria não são vantajosos para passar o dia inteiro fora, trabalhando em seu smartphone, ou vendo um filme. Escolha baterias com, no mínimo 4000 mAh, para aproveitar a capacidade máxima de seu aparelho.

3. Imagem como prioridade

Se você é um amante das imagens com qualidade, sua prioridade é a tela do celular. Para tirar o melhor proveito de seu smartphone, escolha as seguintes características:

  • Tamanho da tela: Quanto maior o número de polegadas, maior será a tela. Veja também a proporção, em centímetros, pois alguns celulares têm a proporção maior (são mais “compridos”) e outros têm proporção mais comum ao que estamos acostumados a ver.
  • Resolução: Para uma boa resolução, sua tela deve ser no mínimo HD. Caso deseje ser mais específico, verifique a densidade do display. A partir de 326 pixels por polegada, a resolução da imagem será impecável. Abaixo disso, você começará a ver algumas imagens um pouco granuladas.

4. Redes sociais como prioridade

Se o seu foco é usar o celular apenas para usar as redes sociais, então você não precisa de um aparelho que seja topo de linha. No entanto, também não se pode escolher um celular qualquer, já que existem alguns cuidados básicos.

A começar, evite comprar um aparelho muito antigo. Isso porque fabricantes como a Apple reduzem a performance dos aparelhos velhos e reduzem o apoio e suporte a eles. Aos poucos, seu celular ficará com uma performance prejudicada e perderá compatibilidade com aplicativos.

Em segundo lugar, opte por um aparelho com boa bateria e autonomia. Afinal, o uso de redes sociais ativa constantemente o celular e gasta bastante bateria. O ideal é que o seu aparelho possa aguentar o dia todo sem precisar carregar.

Por fim, opte também por um sistema de carregamento rápido. Existem modelos hoje capazes de encher 70, 80% da carga com apenas 30 ou 40 minutos de carregamento.

E aí, aprendeu como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil? Tendo tudo isso em mente, você poderá escolher o celular mais recomendado para o seu tipo de uso e fazer uma escolha que terá mais sentido. Afinal de contas, não vale a pena gastar milhares de reais em um celular só porque ele é o modelo mais recente, sendo que outras opções mais baratas atendem melhor ao seu padrão de uso.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais e marque alguns amigos que precisam dessa informação!

 

 

Relacionados
Tecnologia e TI

Para que serve a otimização de sites?

4 Min leitura
Sites bem otimizados têm muito mais chances de atrair clientes novos. Investir na otimização de sites, é uma maneira muito eficaz de…
Tecnologia e TI

Como uma agência de marketing digital pode aumentar as vendas da sua empresa

3 Min leitura
O marketing digital é fundamental para aumentar as vendas da sua empresa. Saber quais estratégias serão eficazes e entender como combinar diferentes…
Tecnologia e TI

A influência das redes sociais na visibilidade das empresas

2 Min leitura
Segundo dados informados pela empresa TIC domicílios, que analisa dados relacionados à conexão à internet nas casas, urbanas ou rurais, de todo…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.