Turismo

Tiradentes: cidade histórica de arte e gastronomia

2 Min leitura

tiradentes

*Paulo Leonardo

De um quase desconhecido distrito de São João del-Rei, em meados do século passado, Tiradentes se tornou, nos últimos 20 anos, um dos destinos turísticos mais badalados do país. Frequentada principalmente por mineiros, paulistas e cariocas, a cidade histórica nesta quarta-feira (13) abriga importantes eventos culturais, como a Mostra de Cinema, e também se tornou um polo gastronômico, com estrelados restaurantes.

Esse potencial de polo cultural e gastronômico estará em evidência entre os dias 22 e 31 de agosto. Nesse período, acontece a 17ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que terá como novidade, neste ano, os jantares acontecendo nos restaurantes dentro do Centro Histórico, facilitando o acesso e a interação com o público.

Serão 12 jantares, em 12 restaurantes na praça, e mais 70 atrações artísticas, 70 cursos de gastronomia e degustações, além de lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos.

Boa parte dessa programação é resultado de uma grande viagem de pesquisa feita pelos organizadores, percorrendo mais de 48 mil quilômetros, através de 17 estados, em busca de sabores típicos brasileiros.

Túnel do tempo

O Festival Cultura e Gastronomia poderá ser um bom pretexto para se visitar a cidade histórica. Tiradentes tem mais de 300 anos de fundação.

Sua igreja mais antiga, por exemplo, a N. Sra. do Rosário dos Pretos, data de 1708. Ela foi construída pelos escravos durante a noite e era frequentada por eles. Tem altar-mor em estilo rococó, folhado a ouro, com arco de pedra de cantaria com a pintura “Os 15 Mistérios do Rosário” no teto. É aberta à visitação de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

No alto da cidade, no topo de uma ladeira, está a Matriz de Santo Antônio, construída entre 1710 e 1732. É a mais rica da cidade, e é lá que está um antigo órgão português, adquirido em 1788. Neste final de semana agora, haverá concerto na matriz.

Mais informações sobre a cidade nos sites www.tiradentes.net, www.tiradentesgerais.com.br e www.culturaegastronomia.com.br.

Grupo Tiradentes Mais se mobiliza

Alguns estabelecimentos irão oferecer programação exclusiva para atender ao público do Festival. É o caso de dois integrantes do grupo Tiradentes Mais, que reúne empresários locais com o objetivo de aumentar o fluxo turístico na cidade: a pousada Pequena Tiradentes, que terá uma degustação de vinhos e queijos especiais, além de workshops e jantar harmonizado, e o restaurante Santíssima Gula, que preparou um menu diferenciado e requintado.

Relacionados
Turismo

Luanda: conheça um pouco sobre a cultura

3 Min leitura
Você sabia que a cultura da Luanda é bastante rica e plural? Que assim como o Brasil, esse lugar também foi colonizado…
Turismo

O que fazer nas férias de inverno?

2 Min leitura
Ainda dá tempo de curtir as férias de inverno. Com dólar ainda em alta, os destinos nacionais têm sido procurados pelas famílias…
Turismo

Principais Benefícios de Viajar - Saiba Porque Viajar é Bom Para Você

3 Min leitura
Há muitas coisas que podemos ganhar explorando lugares diferentes. A lista inclui novos amigos, novas experiências e novas histórias. Quando você começa…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.